Japeri comemorará o Dia da Consciência Negra no próximo domingo (19/11)

Evento ocorrerá na Praça Vereador Wendel Coelho

No próximo domingo (19/11), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, irá promover uma grande comemoração em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O evento ocorrerá na Praça Vereador Wendel Coelho, a partir das 8h. Com o objetivo de celebrar as matrizes africanas da cultura japeriense, a mobilização conta com a parceria da Pastoral Afro-brasileira da Paróquia Senhor do Bonfim, do Kilombu Kurande, da Casa do Encontro das Águas e da Tenda Espírita Tia Maria do Cruzeiro das Almas.

A programação conta com missa afro, realizada na Paróquia, roda de conversa, atrações culturais com roda de samba do Grupo Só Família, contação de histórias da literatura afro-brasileira e apresentações culturais. O evento é gratuito.

O secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr, destacou a importância da mobilização. “Pelo terceiro ano consecutivo a Secult apoia o evento em homenagem ao dia da Consciência Negra. Mesmo sabendo que essas ações precisam acontecer o ano todo, Japeri terá sua programação especial com o intuito de reconhecer e valorizar ainda mais a arte e a cultura negra japeriense e brasileira. Além disso, outro ponto importante é fortalecer as ações no combate ao racismo.”, disse o gestor.

O cronograma do evento prevê o início das atividades para às 8h com uma missa. Às 10h ocorrerá a Roda de Conversa com o tema “A importância das matrizes africanas para identidade negra”. O desfile Beleza Negra está marcado para às 11h e às 12h a população japeriense poderá curtir a roda de samba com o grupo Só Família.