Atividades relacionadas ao Dia da Consciência Negra movimentaram as unidades de ensino da região
Nesta sexta-feira (17/11), as Escolas Municipais Ary Schiavo e Célia Sobreira promoveram uma série de atividades relacionadas ao Dia da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro. Com o objetivo de celebrar as matrizes africanas e a sua influência na cultura brasileira, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre o continente africano por meio de desfiles, comidas típicas, músicas e outras atividades.
Na Escola Municipal Ary Schiavo, a programação “Conhecendo a África” foi baseada na exposição de inúmeros trabalhos escolares. Os alunos fabricaram acessórios, como cordões e pulseiras, reuniram frases tradicionais que fazem parte do vocabulário africano e pesquisaram curiosidades sobre a cultura e a arte do continente. Além disso, os estudantes provaram comidas típicas, como peixe seco e chakalaka, e promoveram um desfile. Já na E.M. Célia Sobreira, as atividades falaram sobre o respeito, a solidariedade e o respeito.
A professora de português da E.M. Ary Schiavo, Elaine Barreto, foi uma das organizadoras do evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Para a educadora, a mobilização foi um sucesso. “O objetivo das atividades é permitir que os alunos tenham conhecimento sobre as suas ancestralidades e de quão diverso é o povo brasileiro. Combater o preconceito racial também foi uma prioridade da nossa programação. Durante nossas aulas, fazemos leituras de escritores e escritoras negras, pois a história da população negra brasileira precisa ser valorizada e respeitada”, disse.
O aluno Luis Felipe, do 9° ano, ficou animado por participar do desfile. “Dancei muito! Representar as tradições e a cultura da África foi super divertido. Também consegui aprender muito sobre os costumes africanos e vi que existem muitas semelhanças entre a arte do Brasil e a da África. Preparamos os nossos trabalhos durante as aulas, então essa apresentação exigiu muito esforço dos alunos e dos nossos professores”, elogiou.
Para o estudante Alex Gabriel, da turma 903, o projeto “Conhecendo a África” representou uma importante oportunidade de reflexão. “É muito maneiro quando a gente aprende sobre a cultura de outros lugares. Eu não tinha conhecimento sobre regiões como Angola e Cabo Verde, mas agora eu sei várias curiosidades. A música africana também é muito interessante, como o rock e o afropop”, apontou.
A Escola Municipal Santos Dumont também preparou uma programação especial para comemorar o Dia da Consciência Negra. Os alunos montaram maquetes sobre temas relacionados à época colonial.
Fotos: Caroline Freitas