Japeri entrega mais de 32 mil pacotes de absorventes para alunas da rede municipal

A iniciativa, que cumpre o projeto de Lei 1.460, contempla cerca de 5,3 mil estudantes

Pela primeira vez na história da cidade, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entrega mais de 32 mil pacotes de absorventes para alunas da rede municipal de ensino. O evento de lançamento do Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos (PFAH) aconteceu nesta sexta-feira (17), na Escola Municipal Bernardino de Melo.

A iniciativa faz parte do projeto de Lei 1.460, do vereador e atual presidente da Câmara, Walter Trajano. A ideia é combater a precariedade  menstrual, além de reduzir faltas em dias letivos de alunas durante a menstruação por falta de produtos de higiene.

“Estou muito feliz como mulher, médica e prefeita dessa cidade por participar de um momento tão importante para o nosso município. Muitas pessoas podem achar a entrega de absorventes uma coisa boba, mas é algo essencial na vida de uma menina, que gera um custo mensal e que, infelizmente, algumas não têm condições de comprar. Quero agradecer ao Walter e a todos os vereadores por essa sensibilidade na causa. É assim que construímos políticas públicas de verdade”, comemorou a prefeita, Drª Fernanda Ontiveros.

Para o autor da Lei e presidente da Câmara, Walter Trajano, esse é um momento histórico para a cidade. “Fico muito emocionado em ver um projeto tão importante desse ser implantado na nossa cidade. Quero agradecer imensamente aos meus colegas da Câmara por aprovarem essa ideia e a prefeita por aderir a iniciativa”, concluiu ele.

De acordo com a secretária da Pasta, professora Caroline Ontiveros, essa iniciativa é mais um marco da educação. “Além da entrega dos kits de higiene bucal para toda a rede há pouco tempo, agora vamos contemplar cerca de 5,3 mil alunas das nossas escolas com os absorventes. Cada uma receberá dois pacotes por mês, inclusive nas férias escolares”, explicou ela.

A mãe de duas alunas da rede, dona Nilma Marçal (52), aprovou a iniciativa. “Esse é um projeto vital para a nossa cidade. Já acompanhei casos de meninas que não tinham condições de comprar o absorvente e eu ajudei. Estou muito feliz com esse avanço. Não tem preço ver essa ideia se tornando realidade em Japeri”, celebrou.

Uma das alunas contempladas foi a Lorrainy Rosa (14). “Esse é um trabalho muito legal e estou feliz de ter essa iniciativa na minha escola. Tenho certeza que ajudará muitas meninas, principalmente quem não tem condições de comprar”, disse ela.

A solenidade contou com a presença da prefeita Drª Fernanda Ontiveros, da secretária de Educação Caroline Ontiveros e dos vereadores Walter Trajano e Wallace do Salão.