Comemoração em homenagem ao Dia da Consciência Negra movimenta a Praça Vereador Wendel Coelho, em Japeri

Domingo (19/11) dos japerienses foi marcado por uma série de atividades especiais

Neste domingo (19/11), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu uma grande celebração em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O evento, que ocorreu na Praça Vereador Wendel Coelho, teve como objetivo celebrar as matrizes africanas da cultura japeriense e contou com a parceria da Pastoral Afro-brasileira da Paróquia Senhor do Bonfim, do Kilombu Kurandé, da Casa do Encontro das Águas e da Tenda Espírita Tia Maria do Cruzeiro das Almas.

A programação foi iniciada com uma missa afro e a população teve a oportunidade de participar de uma roda de conversa, além de acompanhar apresentações culturais, roda de samba, oficinas culturais e outras atividades.  As artesãs da Economia Solidária também participaram da programação.

O secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., destacou a relevância da iniciativa. “Contamos com parceiros incríveis neste grande evento, além do suporte da Economia Solidária e de empreendedores da região. O apoio de diversas secretarias municipais também foi fundamental. O objetivo desta comemoração era reconhecer e valorizar ainda mais a arte e a cultura negra japeriense e brasileira.”, disse o gestor.

Para Eloina de Anchieta, que é secretária da Pastoral Afro, as homenagens deste domingo possuem um papel imprescindível para a construção de uma sociedade mais consciente. “Tivemos a alegria de participar de um lindo evento, que ofereceu um importante espaço para a comunidade negra da região. Sabemos dos nossos desafios diários, e mobilizações como as de hoje são importantes para que a população possa adquirir conhecimento sobre o papel dos negros na nossa cidade e no Brasil”, apontou.

A roda de conversa com o tema “a importância das matrizes africanas para a identidade negra” movimentou a Praça Wendel Coelho. Para o japeriense Luís Carlos, o diálogo é fundamental. “Fiz questão de trazer os meus filhos. Acho maravilhoso quando os nossos jovens têm a oportunidade de participar desses momentos de diálogo e reflexão. Esse é o caminho!”, elogiou.

Fotos: Lucas Alexandre