Prefeitura de Japeri promove ação de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Evento ocorreu na Quadra do Teófilo Cunha, em Engenheiro Pedreira 

Nesta terça-feira (21/11), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura (Semustop), promoveu uma ação de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O evento ocorreu na Quadra do Teófilo Cunha, em Engenheiro Pedreira, e contou com a participação de representantes do Centro de Referência da Mulher, da Patrulha Maria da Penha, da OAB Duque de Caxias e do Recanto dos Bichos. 

A ação representou uma importante oportunidade para que a população tirasse dúvidas sobre processos, medidas protetivas, guarda, pensão, visitação e outros assuntos. O secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura, Luiz Henrique, destacou a importância da iniciativa. “A Semustop está apoiando esse processo de conscientização que visa combater a violência contra a mulher. Agradecemos o apoio que recebemos, como da OAB e do Segurança Presente. Essas parcerias são fundamentais para que possamos dar visibilidade a luta das mulheres”, disse o gestor. 

Atendimento humanizado 

Para a vice-presidente da OAB Caxias, Débora Arditti, o atendimento às mulheres foi um dos principais benefícios da ação desta terça-feira. “O nosso foco principal é atender às mulheres vítimas de violência doméstica. Nós temos o compromisso de conscientizar as mulheres, pois muitas delas nem sabem que estão sofrendo algum tipo de abuso. Também falamos sobre o auxílio judicial. Existem medidas que precisam ser tomadas quando ocorre uma violência e as mulheres devem saber quais são os passos necessários”, pontuou. 

A assistente social da Operação Segurança Presente, Patrícia Bueno, valorizou a oportunidade de aproximar a população de serviços essenciais. “Apresentamos a rede de apoio de Japeri, então demos orientações sobre o acesso aos atendimentos psicológicos e médicos. Também falamos sobre documentações, como segunda via e isenções. Todos os profissionais envolvidos nesta ação possuem o mesmo objetivo: facilitar o acesso aos serviços que podem ajudar as mulheres da cidade”, disse. 

A doméstica Zelina Martins participou da ação e conseguiu resolver uma série de pendências. “Eu queria pedir a isenção de alguns documentos. Em poucos minutos fiz tudo o que precisava. O pessoal foi muito educado e atencioso. Eu acho ótimo quando esses serviços são oferecidos na nossa região. É muito mais fácil e cômodo quando a gente não precisa fazer grandes deslocamentos para solucionar certos problemas”, elogiou.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*