Prefeitura de Japeri entregará 60 Carteiras Municipais do Artesão no dia 30 de novembro

Evento ocorrerá no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo 

Na próxima quinta-feira (30/11), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer (Semetuler), entregará 60 carteiras municipais do artesão. O evento ocorrerá no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo. Com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade ao trabalho dos artesãos da cidade, o documento faz parte do conjunto de ações do Programa do Artesanato Japeriense. 

A carteira municipal do artesão japeriense é fruto de um cadastro proposto pela Semetuler. Desde junho de 2023, de forma presencial e virtual, dezenas de artesãos de Japeri participaram de um levantamento que contribuirá para a criação e a avaliação de políticas públicas. O cadastro revelou que, em sua maioria, o artesanato japeriense é realizado por mulheres, dos 35 aos 71 anos. A técnica mais utilizada é o crochê, seguida da pintura em tecido, reciclagem e ponto cruz. 

Um dos benefícios da Carteira Municipal do Artesão é facilitar a participação desses artistas em feiras e eventos de artesanato, além de fortalecer a profissionalização do setor. Para a secretária municipal de Esportes, Turismo e Lazer, Valéria Carla, a iniciativa é um marco histórico para a cidade de Japeri. “Sabemos que o nosso município possui um grande número de artesãos e o trabalho desses artistas têm enriquecido a história de Japeri e levado o nome da cidade para diversas regiões do país. A Carteira Municipal do Artesão é um avanço importante e vamos continuar trabalhando para reconhecer e valorizar o talento e o esforço dos japerienses que vivem o artesanato”, disse a gestora. 

A diretora municipal de turismo, Josilene Satyro, enalteceu a importância da ação. “Queremos valorizar este ofício tão importante que gera renda e trabalho aos munícipes. E as inscrições para realizar o cadastro continuam abertas! Os artesãos podem ir na Semetuler ou acessar o formulário online que está disponível nas redes sociais da Semetuler, como o Instagram e o Facebook”, apontou.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*