Japeri x Pavuna e Japeri x Itaguaí: Detro-RJ aprova pedidos de novas linhas de ônibus

Mobilidade urbana de Japeri será beneficiada 

A cidade de Japeri receberá importantes reforços na área da mobilidade urbana: o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) aprovou o pedido de duas novas linhas de ônibus que irão facilitar o deslocamento dos moradores do município. As linhas Japeri x Pavuna e Japeri x Itaguaí (via Universidade Rural) foram solicitadas pela Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura (Semustop). 

Atualmente, o Detro-RJ está no processo de consulta às empresas que irão ocupar o trajeto. Com o objetivo de discutir os detalhes da empreitada, o secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura de Japeri, Luiz Henrique, se reuniu com o Secretário Estadual de Transporte, Washington Reis, o reitor da UFRRJ, Professor Roberto Rodrigues, o secretário de Governo de Seropédica, Fábio Moffati, e o Presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias. O encontro ocorreu na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, no dia 24 de novembro.  

O ofício de pedido das novas linhas foi enviado pela Semustop no dia 12 de junho de 2023. O titular da Pasta, Luiz Henrique, destacou a importância da iniciativa. “Essas novas linhas de ônibus representam um novo tempo na vida dos nossos munícipes, pois elas irão fazer a ligação de nossos trabalhadores, trabalhadoras e estudantes a melhores opções de transporte. Isso vai impactar diretamente na melhora da qualidade de vida da população”, disse o gestor. 

As linhas funcionarão todos os dias, com horários regulares. O objetivo da implantação das duas linhas de ônibus intermunicipais é tornar o deslocamento mais barato e rápido, além de oferecer mais comodidade aos estudantes da região que precisam chegar à UFRRJ. 

Integração Japeri-UFRRJ

A criação das duas novas linhas de ônibus, que vão passar pela UFRRJ, fazem parte da proposta que visa integrar a Universidade e o município de Japeri. No final de outubro, a prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, se reuniu com o reitor da UFRRJ, Roberto Rodrigues. Na ocasião, os gestores conversaram sobre um estudo que viabiliza a expansão da malha ferroviária de Japeri até Seropédica. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*