Mototaxistas recebem atenção em saúde em dois pontos de Engenheiro Pedreira

A ação faz parte do Novembro Azul e levou diversos serviços parceiros para o atendimento da categoria

A vida do mototaxista é um corre-corre sem fim. Mas, nesta terça-feira, (28), eles apertaram o freio e foram para uma parada especial, os cuidados em saúde. A ação, voltada especialmente para eles, faz parte das iniciativas do Novembro Azul, que leva conscientização e cuidados em saúde à população masculina. Os atendimentos ocorreram em dois pontos no bairro de Engenheiro Pedreira e reuniu diversas secretarias municipais.

O mototaxista João Paulo, (43), aprovou a ação e destacou que nunca tinha visto ações de atenção à sua classe profissional. Essa é a primeira vez que vejo isso. Eu aprovo e quero mais. Precisamos de mais atenção”, disse, indo realizar a aferição da pressão arterial.

Já o morador do Alecrim Paulo Cezar da Cruz, (69), aproveitou que foi ao mercado e verificou a pressão, a glicose e pegou uma muda de planta. “Essa é a aroeira. É muito boa para chá e banho. Gostei de ver a saúde na praça e com zelo pelos meninos ainda melhor”, disse.

Para Marcio Silva, (38), que atua na Praça Wendel Coelho, a ação deve ser contínua. “A nossa classe não para. Trabalhamos toda hora, sem parar. Que bom que olharam pela gente”, relatou.

A ação aconteceu também em frente a Padaria do Abel, atrás do restaurante Princesinha.

Muitos outros serviços para os mototaxistas

O serviço de mototáxi na cidade atua no transporte da população em dois turnos. Nos pontos onde as ações ocorreram, Praça Wendel Coelho e Padaria do Abel, em cada turno 46 mototaxistas se revezam entre idas e vindas por toda Japeri.

Segundo a assistente social, Patrícia Bueno, do Programa Segurança Presente, que atuou na campanha Novembro Azul com isenção de documentos, orientações e encaminhamentos, as ações conjuntas contribuem para a aproximação do programa com a comunidade. “Esse é o nosso objetivo, estar mais perto desse profissional e nós conseguimos através do serviço social e dos agentes civis. Essa é a polícia de proximidade”, destaca.

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras), atendeu os profissionais com orientação e acolhimento. “São homens que ficam tímidos diante de informações de benefícios e cuidados. Mas, a característica do nosso trabalho é o acolher para assistir”, observou a coordenadora Simone Nascimento.

A subsecretaria de Vigilância em Saúde levou agentes que tiraram dúvidas sobre acidentes de trabalho e o secretário de Defesa Civil, Ziel Pavani, esteve na ação e destacou que na obra do camelódromo está previsto o ponto coberto dos mototaxistas. “Eles terão esse espaço de volta. Já está previsto e aguardando somente os trâmites administrativos”, relatou o gestor.

O evento realizou cerca de 200 procedimentos e contou com a participação das secretarias municipais de Assistência Social, Defesa Civil, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Saúde, que participou através das subsecretarias de Vigilância em Saúde e Atenção Básica. O setor de Educação Continuada da Atenção Básica foi responsável pela organização e contou com o apoio do Curso JM.

A subsecretária de Atenção Básica, Carolina Bernardo, destacou a importância das ações conjuntas que levam ao cidadão mais do que atenção em saúde. “Essas ações cercam o cidadão de dignidade. Vimos hoje a união de serviços públicos acessível a uma categoria profissional que foi acolhida e cuidada”, disse a gestora.

Fotos: Lucas Alexandre