Japeri realiza última etapa da vacinação contra a febre aftosa

Os criadores têm até o dia 5 dezembro para fazer a declaração de vacina

A segunda e última etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, na cidade de Japeri, terminou nesta quinta-feira (30). A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca imunizou apenas bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade.

As vacinas são doadas gratuitamente para os agricultores familiares, que estejam regularmente cadastrados no órgão municipal. Os agentes da pasta vão até aos bairros prestar o serviço, quando há a impossibilidade de que os imunizantes sejam retirados na sede da secretaria. Neste último dia da campanha, por exemplo, Pedra Lisa foi um dos locais visitados.

O agropecuarista tem até o dia 15 de dezembro para realizar a declaração de vacina. Caso deixe de imunizar seus rebanhos ou não efetuem a declaração, ficam sujeitos a multas aplicadas pelos Núcleos de Defesa Agropecuária.

O Secretário de Agricultura e Pesca, José Maurício, ressaltou a importância do cumprimento desse prazo, destacando que caso isto não seja efetuado, pode acarretar consequências legais. “Pedimos a colaboração dos criadores que cumpram este prazo estabelecido para que não sofram nenhuma consequência. A vacinação e a declaração são de extrema importância. É preciso ter consciência disto”, declarou.

Febre aftosa

A febre aftosa é causada por vírus altamente contagioso. A doença é transmitida pela saliva, nas aftas, no leite, no sêmen, na urina e nas fezes dos animais doentes. Inquietação, salivação (babeira), lesões na boca e nas patas são alguns dos sintomas da infecção.