Mais de 100 estudantes se formam no curso “Se liga na Cultura”, em Japeri

Eles participaram das aulas de fotografia, teatro e biojoias

Talento e muita emoção marcaram a formatura dos mais de 100 alunos que participaram dos cursos de Fotografia, teatro e biojoias do projeto “Se Liga na Cultura”. A iniciativa é do Instituto IECAP com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio do Ministério da Cultura. O evento aconteceu neste sábado (02/12), no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo, que foi palco de uma peça representada pelos alunos da Escola Municipal Aristides Arruda, que levantou aplausos e choros de emoção da plateia.

O evento contou ainda com a participação do vice-prefeito, Carlos Januário e outras autoridades municipais. A solenidade contou com sorteio de uma máquina fotográfica, uma bijuteria e dois ingressos para o teatro de Nova Iguaçu.

Toda encenação teve a estudante Julya Barcelos, 10 anos, no papel de bruxa. Além de outros colegas que tinham como missão salvar o rio Guandu. E talento não faltou! Júlia ainda cantou a música “Naquela Mesa”, grande sucesso na voz do saudoso Nelson Gonçalves.

Na plateia a prefeita Fernanda Ontiveros e a deputada Rosângela Gomes acompanharam atentas cada movimento. “Crianças não deixem de sonhar. Vocês têm grandes talentos e podem um dia estar na Brodway e palcos de São Paulo e do Brasil”, disse a deputada, que contou parte de sua história de superação.

Já a prefeita Fernanda Ontiveros falou do orgulho de ser de Japeri e da Baixada. “Estou especialmente emocionada.  A gente recebe e acolhe com muito carinho a vinda de vocês aqui. O trabalho que vocês estão fazendo, um trabalho sério, comprometido e onde a gente descobre tantos talentos das nossas crianças”, disse a prefeita, referindo-se a equipe do IECAP, que desenvolve o projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura e da Prefeitura.

Quem também ficou emocionada foi a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy. Ela relembrou quando a deputada falou que daria a ela um presente e a direcionou para o IECAP, em Brasília.

Talento reconhecido

O instrutor de teatro Dill Diaz, do IECAP falou de como foi gratificante trabalhar em Japeri. “Japeri tem uma beleza natural maravilhosa, mas o que me tocou foi o potencial humano. As crianças são talentosas e muito carinhosas”, enfatizou.

Evelin Cristina Barcelos, 44, mãe de Julya Barcelos disse que, desde cedo, enxergou o talento da filha e desde então, não mede esforços em incentivá-la a fazer o que gosta. Complementou, dizendo que já a levava para a ginástica com apenas três anos e mesmo tão nova já contava com vários patrocínios incluindo Caixa Econômica e Flamengo.

“Me sinto muito feliz em ver minha filha com essa visibilidade, que o projeto vem trazendo e a preparando mais e mais com técnicas e tantas outras melhorias. Muito gratificante!”.

Já a filha Julya, conta que participou da peça e teve todo o apoio dos colegas.  “Achei incrível a experiência de poder me apresentar hoje nesta cerimônia”, declarou.

Mateus Faustino Custódio, 12 anos, contou que gostou muito das brincadeiras e de aprender mais sobre teatro. “Gostei de descobrir que gosto de atuar e que tenho talento”, contou o menino.