Dezembro Vermelho na Academia da Saúde é com ritmo e conscientização

Um mar vermelho com ondas de informação e orientações em saúde e prevenção do HIV para a turma da Academia da Saúde, do bairro São Jorge 

O mês de dezembro chegou trazendo dias com mais horas de luz do dia; calor do verão, esperanças de Natal e a conscientização do Dia Internacional da Luta contra a AIDS. É o Dezembro Vermelho que acontece em todo o mundo para incentivar a prevenção e o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids ou Sida) e outras infecções transmissíveis sexualmente.  

Na última quarta-feira, (6), na Academia da Saúde, no bairro São Jorge, o Projeto Viver com Saúde da Prefeitura de Japeri, fez o pátio virar um mar vermelho com ondas de informação e orientações em saúde e prevenção do HIV para a turma da melhor idade. “Eu não perco uma campanha que a Academia faz. Levo todas as informações pra casa e ajudo minha família e amigos com os esclarecimentos que recebo. Esse mês, estamos dizendo às pessoas que não devem se arriscar. O preservativo está aqui, bem pertinho para proteger e manter a AIDS longe”, disse Mauricéia dos Santos, (58). 

O médico João Paulo Reina realizou a palestra e esclareceu que a AIDS não pode continuar sendo vista como era nos anos 80. “Ela foi o mal, o tabu de uma geração, hoje precisamos saber que beijo, abraço, compartilhar o copo ou o mesmo ambiente não transmite AIDS. Precisamos entender a importância da prevenção, mas não isolar o portador do vírus. A ciência já avançou muito de lá pra cá”, disse. 

A coordenadora do equipamento, Fabiana Oliveira, destacou que as ações e campanhas preventivas que realizam têm grande impacto na vida da população que frequenta a Academia da Saúde. “A relação da equipe com o usuário é de confiança. Queremos que todos estejam com a saúde boa e com as taxas em equilíbrio.  E tudo que eles aprendem, levam para as famílias e amigos, permitindo a circulação das informações de prevenção e cuidados em saúde”, relata. 

O evento contou ainda com ações de testagem rápida, pesagem do Programa Bolsa Família, verificação de pressão e glicemia e atendimento odontológico com o dentista Carlos Eduardo Teixeira, que fez aplicação de flúor e deu orientações sobre a transmissão do vírus pelo olhar  da odontologia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*