Primeiro dia da Festa da Padroeira anima Avenida Leni Ferreira, em Japeri

A fé e a cultura da cidade foram celebradas com uma vasta programação 

O primeiro dia da Festa da Padroeira movimentou a Avenida Leni Ferreira! Nesta sexta-feira (8/12), a população de Japeri teve a oportunidade de desfrutar de uma programação repleta de fé, celebração e grandes atrações artísticas. O evento, que é uma realização da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, contou com missa campal, apresentações de artistas locais e ensaio de rua do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Uva. 

A primeira noite de festividade foi iniciada com uma missa campal, que ocorreu no palco da festa e foi conduzida pelo Padre João Paulo, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros e o vice-prefeito, Carlos Januário, participaram do momento de abertura. 

A prefeita Fernanda Ontiveros destacou a importância da Festa da Padroeira para a cidade de Japeri. “A palavra de hoje é gratidão. Não posso deixar de agradecer a todo corpo da Prefeitura e a comunidade de fé do nosso município. A nossa união fez com que a festa acontecesse! Essa comemoração não é só dos católicos, mas de todo povo de fé da nossa cidade. Temos o compromisso de manter a Festa da Padroeira no calendário oficial. E sempre iremos fazer uma festa de paz e de oportunidade para o comércio local”, disse a gestora. 

MUITA ARTE E CULTURA

A cultura e arte de Japeri tiveram um espaço especial no palco da Festa da Padroeira: doze atrações locais foram selecionadas por meio de um edital público promovido pela Secult. No primeiro dia de festa, o talento japeriense foi representado pela Estação 53, Walle-B, Ciro DJ, Vestígio Humano e Blocolutt. 

Já a participação do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Uva emocionou a população. A trilha sonora do enredo “Dos trilhos do passado a Um Novo Tempo: Japeri!” ditará o ritmo da homenagem ao município no Carnaval de 2024 e o primeiro ensaio de rua foi realizado na Avenida Leni Ferreira, nesta sexta-feira, durante as comemorações da Festa da Padroeira. 

ESTRUTURA DA FESTA 

Além dos shows artísticos, a população de Japeri celebrou a tradicional Festa da Padroeira com a ajuda de uma grande estrutura. Quinze barracas, com comidas, bebidas, artesanatos e outros itens, foram distribuídas pela Avenida Leni Ferreira. A Festa também contou com a presença de agentes de segurança, banheiros químicos, posto de saúde e muito mais. 

O japeriense Marcos Santos elogiou a estrutura do evento. “A Festa da Padroeira movimenta a cidade inteira. Eu fico muito feliz em ver que Japeri tem condições de promover uma festividade tão bonita. Tudo estava muito bem organizado e sinalizado. Já estou ansiosa para os próximos dois dias. O programa do final de semana já está garantido!”, apontou. Já a dona de casa, Rose Martins, enalteceu a importância da presença das equipes de saúde e segurança. “A primeira coisa que eu observei quando cheguei foi o pessoal da segurança. Fico mais tranquila de trazer meus filhos quando sei que estaremos protegidos”, disse. 

FESTA CONTINUA NO FINAL DE SEMANA 

E a programação da Festa da Padroeira não acabou! No sábado (9/12), o Grupo Clareou irá incendiar o palco com muito samba e pagode. O DJ Ciro, Resgate Carioca, Cia Danielle Fernandes e Crioula serão os representantes da cultura japeriense. Já no fechamento da festividade, no domingo (10/12), a cantora Rita Moreira vai cantar grandes sucessos do sertanejo, e Emilly Ferreira, Cia Jéssica Azevedo, Perninha e Bignew e Dj Thom serão as atrações locais.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*