Mais Médicos em Japeri

Os profissionais fizeram uma visita nos locais de atuação e terão uma semana de capacitação sobre o funcionamento da rede de saúde da cidade

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou nesta segunda-feira, (11), às 9h, na Academia da Saúde do bairro São Jorge,  o primeiro dia de capacitação para os médicos que irão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade. Os profissionais foram selecionados pelo Programa Mais Médicos e terão uma semana de palestras, orientações e conhecimento dos fluxos e protocolos de atendimento.

Segundo a coordenadora de Atenção Continuada, enfermeira Helen Santos, a chegada desses profissionais faz parte do processo de reformulação da Atenção Básica que conta com o aumento do número de generalistas em atendimento na ponta.

“Eles serão responsáveis pelo acolhimento da população, pelo tratamento e acompanhamento no território. Por isso esse momento é de boas-vindas e de apresentação da nossa rede, das unidades, dos recursos, dos programas e principalmente do nosso perfil populacional”, disse.

Os profissionais farão uma semana de capacitação com uma programação técnica  e treinamento no sistema e-sus, que remete as informações da Atenção Primária para o  Ministério da Saúde; os indicadores, prontuários, receituários, pedidos de exames, fluxos da subsecretaria de Vigilância em Saúde com protocolos de vacinação, testagem rápida e  Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s); funcionamento do sistema de regulação e principalmente o atendimento humanizado preconizado pela Política Nacional de Humanização (PNH), através do HumanizaSUS.

O médico Carlos Ontiveros foi o primeiro médico da cidade

O médico Carlos Ontiveros prestigiou o encontro e falou de sua chegada na cidade há 59 anos atrás e de como foi feliz na construção de sua carreira em Japeri. O primeiro médico do município terminou seu discurso pedindo que os doutores tratem bem a população. “Bom dia colegas! Que vocês possam ser muito felizes aqui. Peço que tenham carinho com os pacientes e que os escutem sempre. Numa conversa a gente não identifica a dor, isso o paciente nos fala, mas nós vamos descobrir a causa da doença para tratar e encaminhar. Tenham carinho!”, falou.

Quem são os novos médicos de Japeri?

Eles vieram de todos os lugares do Brasil, trouxeram suas experiências, seus sonhos e até a família. É a terceira etapa do Programa Mais Médicos que chega a Japeri para aumentar a cobertura de atendimento da Atenção Básica. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) recepcionou os profissionais na Academia da Saúde e apresentou as unidades em que irão atuar.

A enfermeira Helen Santos conduziu a apresentação e as boas-vindas, além de destacar a importância da escuta e do acolhimento no atendimento à população. Já a médica da Atenção Especializada, Carla Machado, realizou um bate-papo sobre o município, encaminhamentos e protocolos utilizados na cidade.

A médica Carla Machado falou dos protocolos em saúde

“Queremos que eles sejam participativos. Através  de uma ação conjunta vamos conseguir aumentar a nossa cobertura e a qualidade assistencial dada a população na Atenção Básica”, destacou a médica.

O casal de médicos Kellen Leal e Gustavo Lima veio do Tocantins, localizado no sudeste da região Norte, trazendo a pequena Lavínia de dois meses e a avó Maria Aparecida. Para Kellen, o sentimento é de felicidade e segurança pelo acolhimento recebido. “Estou com alta expectativa para servir a população de Japeri”, disse ao lado de toda a família.

O casal, assim como os outros 22 médicos que estão no programa de capacitação realizaram a inscrição on line e ficaram 26 dias em Minas Gerais no curso presencial de Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) e após passarem por prova e avaliação, escolheram duas cidades habilitadas no programa para atuação.

Agora, eles que estão tão longe de casa, querem que a pequena Lavínia tenha em Japeri um novo lar.

Kellen e Gustavo vieram com a família do Tocantins para Japeri

Chegada nas unidades

Os médicos recém chegados, Lana Ferreira que veio do Mato Grosso, região Centro-Oeste  e Renan Gustavo de Rondônia na região Norte,  chegaram na Unidade Básica de Saúde da Chacrinha para conhecer o espaço, a estrutura e a dinâmica de trabalho da unidade.

Administrador da UBS do bairro Chacrinha, Márcio Costa recebe os novos médicos

Segundo o administrador da unidade do bairro Chacrinha, Márcio Costa, com a chegada dos novos profissionais vai ser possível ampliar a capacidade de atendimento sem perder qualidade e humanização. A UBS Chacrinha já possui três médicos pelo Programa Mais Médicos e conta com uma Academia do Idoso com atividades três vezes por semana.

“Com a nossa diversidade de atendimento e a academia, a chegada de novos médicos é a oportunidade de atendermos as demandas com mais atenção e humanização”, disse o gestor.