O evento promovido pelo Cisbaf realizou a última reunião de 2023 e celebrou os resultados e desempenho das bases de atendimento
Nesta quinta-feira, (14), o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) reuniu os gestores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Baixada Fluminense (SAMU/BF) para a última reunião do ano de 2023. O evento aconteceu na sede do órgão, em Nova Iguaçu, e realizou também a entrega do Prêmio Regional de Excelência do SAMU para as bases de atendimento da região. A premiação está em sua segunda edição.
A secretária executiva, Dra. Rosangela Bello, fez um balanço das importantes conquistas para o serviço no ano de 2023 e destacou o reajuste dos repasses federais, os investimentos do governo do estado, a diminuição do tempo de resposta do atendimento à população e o comprometimento das equipes como diferenciais para o alcance dos bons resultados.
“Em relação ao mesmo período do ano anterior, reduzimos em aproximadamente 4% o nosso tempo de resposta e 28% desde o início da mensuração dos dados. Isso é, sem dúvidas, resultado de investimentos federais e estaduais, e do comprometimento das equipes. O nosso SAMU é o que possui os melhores indicadores a nível regional no Estado. O que aumenta a nossa responsabilidade”, apontou a médica.
A coordenadora do Samu de Japeri, Elenita de Souza, destacou a importância de levar para a equipe da base todos os esforços do consórcio para a melhoria do serviço, como desenvolvimento de indicadores e informações técnicas. “Estamos muito felizes com essa participação e por ver o avanço dos indicadores de desempenho e a melhoria do tempo de resposta à nossa população. Prestar um serviço de excelência é nossa meta diária”, disse a gestora.
As primeiras colocações do prêmio ficaram com os municípios de Nilópolis, Queimados e Paracambi.
O evento contou com a presença da coordenação da Central de Regulação de Urgências Regional e representantes das bases nos municípios de Duque de Caxias, Itaguaí, Magé, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Seropédica e Queimados.
Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF)
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF) é uma autarquia interfederativa municipal, criado no ano 2000 e que pertence a 11 municípios da Região da Baixada Fluminense.
Com estatuto e regimento interno próprios, o Consórcio tem o objetivo de dar solução na área da saúde aos problemas comuns dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica. Além de contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fotos: Divulgação Cisbaf