Japeri tem Dezembro Vermelho nas Praças Wendel Coelho e Leni Ferreira

A iniciativa é da subsecretaria de Vigilância em Saúde através do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites virais de Japeri com apoio da Atenção Básica

Quem passou na manhã desta sexta-feira, (15), nas Praças Wendel Coelho em Engenheiro Pedreira ou na Leni Ferreira, em Japeri, teve a oportunidade de receber orientações e serviços de Testagem rápida (HIV, Sífilis, hepatites tipo B e C), distribuição de preservativos e informativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Foi o Dezembro Vermelho, uma ação da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que aconteceu nos dois bairros das 8h às 13h.

O objetivo da ação é a conscientização para a prevenção e o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids, ou Sida) e de outras infecções sexualmente transmissíveis. A Campanha Dezembro Vermelho teve início no primeiro dia de dezembro e se estende por todo o mês.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Amaro Neto, falou do compromisso com a prevenção e as ações em saúde. “Nossas atividades vão além de um simples evento. É um esforço coletivo em prol da saúde da população. Estamos focados em informar, educar e oferecer serviços acessíveis, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A ideia é envolver cada cidadão, cada família, mostrando que todos somos agentes transformadores e precisamos disseminar as informações para prevenção e proteção”, disse o gestor.

O coordenador do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites virais de cidade, Josemar de Souza, destacou que a campanha em Japeri está de acordo com o calendário mundial. “Estarmos nas praças, que são locais de grande circulação da população, nos permite ofertar uma melhor compreensão do que é a Aids, como ela é transmitida e como podemos barrar essa infecção”, explicou.

A esportista Ângela Maria, que mora no Centro de Japeri, chamou a ação de maravilhosa por ser acessível. “A saúde precisa estar perto das pessoas. É maravilhosa essa iniciativa”, disse agradecendo a enfermeira Camile Costa pelo atendimento.

A iniciativa contou com as equipes da Atenção Básica das unidades Japeri Centro e Lagoa do Sapo, com enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde e com o apoio do Programa Segurança Presente do 24º Batalhão de Polícia Militar. A ação se estendeu também com a distribuição de preservativos nos postos de gasolina da cidade. O primeiro foi o Posto Ipiranga que fica na esquina da Avenida Dr. Arruda de Negreiros, onde o funcionário Valdir Otaviano colocou bem a vista na bomba de combustível. “O cliente vem abastecer e já sai com o preservativo. Quer se prevenir? Vai lá no posto Ipiranga”, brincou.

A ação foi aprovada pelo público

Nem o sol forte que fez nesta sexta-feira, (15), inibiu os frequentadores que passavam nesta manhã pelas praças Vereador Wendel Coelho e Leni Ferreira de participarem da Campanha Dezembro Vermelho. A ação de conscientização para a prevenção e o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids, ou Sida) e de outras infecções sexualmente transmissíveis atendeu cerca de 70 pessoas nos dois locais.

Para Adriana de Oliveira, falar de Aids na praça é um grande símbolo de evolução da sociedade. “Informação e prevenção contra a Aids há poucos metros da minha casa. Quem diria que íamos viver esse momento”, explicou, ressaltando ainda que ações como essa são também importantes para acabar com o preconceito.

“Estamos aqui nessa campanha desenvolvendo um trabalho articulado. Não devemos esquecer o que foi conquistado, mas, temos que avançar cada vez mais. E por isso unimos esforços da Vigilância e da Atenção Básica para atingir quem tem a vida corrida e não vai à unidade. E quando vai, não busca informações e orientações sobre Aids. Nossa campanha é também contra o estigma e o preconceito”, finalizou o subsecretário Amaro.

Fotos: Lucas Alexandre