Atletas de Japeri se preparam para a 1° edição da Corrida de Vera Cruz , no Rio de Janeiro

A versão carioca se compara a maratona de São Silvestre, com 15km

O sonho de todos os corredores é concluir a tradicional corrida de São Silvestre, realizada anualmente no dia 31 de dezembro, em São Paulo. Este ano, os adeptos ao esporte podem realizar o mesmo percurso de 15km no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro, na “Corrida de Vera Cruz”.

Na disputa, dois corredores da cidade de Japeri já se preparam para participar da 1ª edição da versão carioca que atrairá participantes de vários estados do país e até estrangeiros. A prova desta modalidade é uma novidade para Wendel Vidal Domingos , de 48 anos, e mais uma na vida do autônomo, Carlos Alberto Moreira de Souza , de 57 anos, que já participou em 2012 da corrida de São Silvestre.

Ambos são beneficiados pelo “Programa Bolsa Atleta” , criado pela Prefeitura de Japeri para apoiar os esportistas da cidade. Carlos Alberto, que é morador do bairro Chacrinha , desde 2000, corre há cerca de 20 anos e colecionada mais de 30 medalhas e troféus, fruto de várias corridas realizadas no município de Japeri, Rio de Janeiro e São Paulo.

” Levo o nome da cidade para outros lugares, tenho orgulho disso. E agora com este incentivo do Bolsa Atleta ficará melhor ainda. Vamos percorrer não só o Rio , como outros estados. E minha expectativa é muito grande para essa competição da corrida de Vera Cruz, no próximo final de semana “, disse.

A última corrida do atleta foi a do BOPE, que ocorreu no mês de novembro, onde o corredor levou o primeiro lugar na categoria adulto. Já Wendel Vidal, de 48 anos, é nascido e criado no bairro São Jorge, no município e prática o esporte há 24 anos. Ele também coleciona muitas medalhas e troféus.

Além de participar do Programa Bolsa Atleta, o corredor recebe um patrocínio da Academia Caf, no bairro Nova Belém. Para ele, é uma satisfação levar o nome de sua cidade do coração. ” Minha maior honra é poder representar essa cidade que tanto amo. Esta gestão tem ajudado muito o atletismo a crescer no município, pois no começo não tínhamos nada. Hoje, temos o incentivo ao esporte na cidade, o que ajuda muito esta rapaziada que está começando agora”, declarou.

Corrida de Vera Cruz

O nome do evento é uma homenagem à história do Brasil, em referência ao seu primeiro nome: Terra de Vera Cruz. O projeto tem o incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro e também da Prefeitura.

A expectativa dos organizadores é que aproximadamente 18 mil pessoas participem da corrida. O percurso de 15km e uma opção de 7,5km será um verdadeiro passeio pelos cartões-postais emblemáticos da Cidade Maravilhosa, proporcionando uma experiência única e deslumbrante aos participantes.

O trajeto inclui Baía de Guanabara, o Aeroporto Santos Dumont, o Museu do Amanhã, o Monumento aos Pracinhas, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte Moderna (MAM).