Profissionais da Saúde concluem Curso de Libras

Semped oferece Curso de Libras com certificados de conclusão a participantes

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, segue avançando no desenvolvimento da acessibilidade do município. Nesta quinta-feira (28), 75 servidores da saúde e 75 da sociedade civil foram certificados pela conclusão do curso de Libras, marcando um momento especial no encerramento, com palestra que abordou  o tema: A Importância de Aprender Libras.

O objetivo é que esses servidores auxiliem na conversa com os pacientes que tenham  deficiência auditiva, aprimoramento no atendimento e inclusão nas unidades de saúde da cidade.

O Curso,  para servidores da saúde, teve início no dia 29 de agosto e para sociedade civil começou  no dia 27 de outubro, com aulas presenciais na escola Bernardino de Melo. O conteúdo incluiu cumprimentos formais e informais, apresentação pessoal, alfabeto, números, diferenças de linguagens, formação de frases simples, estratégias de interpretação e tradução, sinalização de doença, sintomas, materiais hospitalares, totalizando 20 horas de formação intensiva. Através de atividades práticas, os alunos aprenderam as formas de compreender e se comunicar eficazmente usando a linguagem de sinais.

Segundo Thiago Carlos, professor do curso, a iniciativa da prefeitura em oferecer o curso é fundamental para contribuir na humanização dos serviços. “O surdo pode frequentar um equipamento e ter seus direitos linguísticos respeitados é extremamente positivo”, destacou.

A enfermeira Jessica Lima, 37 anos, foi uma das alunas e destacou a importância da conclusão da formação para o desenvolvimento da comunicação na saúde.”É muito importante principalmente para gente da área da saúde um curso como este, muitos pacientes chegam com dor e não sabemos entender o que estão sentindo. Eu já tinha feito o curso uma vez, mas tinha sido bem básico, sem comparação com as aulas que tivemos aqui”, declarou.

A secretária da pasta, Thallyta Protazio, enalteceu a importância da acessibilidade de uma forma geral. Parabenizou a turma, os palestrantes e sublimou o compromisso que a gestão tem em propor inclusão.

Texto: Leilane Oliveira

Foto: Lucas Alexandre