Bebedouros são instalados nas Unidades de Saúde de Japeri

Serão beneficiados 18 equipamentos da cidade que passam a contar com 1800 litros de água gelada e filtrada por dia para a população

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a instalação dos bebedouros industriais nas Unidades Básicas de Saúde. A ação acontece nesta primeira semana de janeiro e as unidades dos bairros Nova Belém, Lagoa do Sapo, Guandu e Chacrinha já estão com os equipamentos funcionando.

Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, a chegada do verão era uma grande preocupação porque a cidade de Japeri possui um clima úmido e os meses de setembro a maio são considerados abafados e com o maior período de calor no mês de janeiro. “Agora com os bebedouros instalados, a população pode acessar os serviços de saúde e manter a hidratação em dia”, disse.

Para ela, não era só comprar e instalar os equipamentos, era preciso um cuidado de revisão e manutenção da rede. “Precisávamos rever toda a rede hidráulica e elétrica, as caixas d’água e cisternas, para depois colocar os bebedouros e levar uma água de qualidade para a população. Não é matar a sede, é levar mais saúde ao nosso usuário”, completou.

Os equipamentos, com capacidade para 100 litros de água, atendem a locais com fluxo médio de concentração de pessoas, o equivalente a cerca de 100 e 200 pessoas por hora, armazenando grande quantidade de água gelada e com uma alta capacidade de refrigeração. Além dos benefícios de consumação de água pura e livre de sabores e odores indesejados.  Serão até 500 copos de 200ml; ou 244 garrafas squeeze de 410 ml; ou 167 garrafas de 600 ml ou até 20 galões de cinco litros por dia.

“Este modelo é novo e atende as necessidades dos equipamentos de saúde da cidade. Serão 18 unidades de saúde contempladas e a população já não vai passar sede neste verão”, relatou o subsecretário de Planejamento, Charles de Deus.

A enfermeira da unidade Nova Belém, Elizane Annunciação, provou e aprovou a instalação do equipamento na unidade. “Agora vamos oferecer ainda mais saúde ao nosso usuário”, declarou ela ao lado do bebedouro já instalado.

“Agora vamos oferecer ainda mais saúde ao nosso usuário” disse, a enfermeira da unidade Nova Belém, Elizane Annunciação

Todas as unidades de Atenção Básica foram contempladas e ainda o Centro de Reabilitação Infantil (CRI), os dois Centros Municipais de Especialidades (Cemes), o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), a Casa da Mulher, o serviço de IST/AIDS da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, o Complexo de Regulação e o Hospital Municipal. Serão 1800 litros de água, pronta para o consumo da população.

Fotos: PMJ