Obras dos alunos das oficinas do Ateliê de Arte abrilhantam Engenheiro Pedreira
Nesta terça-feira (09/01), o Centro Cultural Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães, em Engenheiro Pedreira, foi palco de uma exposição de pinturas dos alunos do Ateliê de Arte da Prefeitura de Japeri. A iniciativa, que foi coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), teve como objetivo apresentar as obras das crianças do projeto artístico aos cidadãos da cidade. Uma nova exibição ocorrerá na próxima segunda-feira (15/01), na Biblioteca Municipal Carlos de Souza.
Para o diretor municipal de Cultura, Bruno Medsta, o Ateliê de Arte, que oferece aulas de desenho e pintura no Centro Cultural e na Biblioteca Municipal, possui um papel importante na formação dos estudantes que participam do projeto. “É muito importante e significativo ver essas crianças e adolescentes se expressando através da pintura neste espaço. Nesta gestão, a Secult inaugurou esses espaços de exposição, um aqui no Centro Cultural e outro na Biblioteca Municipal, onde diversos artistas plásticos japerienses nos contemplaram com suas exposições e tivemos outras exposições de importantes Instituições, como por exemplo o Teatro Municipal do Rio de Janeiro”, apontou.
A professora Lia Santos é a responsável por ministrar as aulas do Ateliê de Arte. Ela elogiou o compromisso e o talento dos alunos. “Os alunos avançaram bastante, cada um no seu tempo e da sua maneira. Consegui ver a entrega e o amor dessas crianças pela arte. Saber expressar nossos sentimentos, sejam eles de alegria ou tristeza, é fundamental. Como professora, acredito no processo de troca. Também aprendi muito com eles”, vibrou.
Novos artistas de Japeri
A estudante Heloísa Moreira, de 12 anos, frequenta as aulas há 6 meses. A jovem ficou empolgada com a oportunidade de apresentar seus dotes artísticos. “A minha pintura se chama ‘Solitária’. Desenhei um balanço, que fica isolado, sem ninguém por perto. Eu sempre amei desenhar e fiquei muito feliz quando vi que poderia fazer aulas gratuitas aqui no Centro Cultural. Por enquanto isso é um hobby, mas pode se tornar uma profissão no futuro”, destacou.
Quem também estava animada com a exposição era a jovem japeriense Giovana Dias. “Adoro desenhar, aprendi quando tinha 6 anos. E sempre gostei de desenhar a natureza, então o meu quadro se chama ‘A árvore e suas pétalas’. Estou aqui há 6 meses e a oficina contribuiu muito para o meu crescimento. Além da parte prática, também aprendi sobre os conceitos teóricos do desenho e da pintura”, disse.
As aulas de pintura e desenho do Ateliê de Arte são ministradas às terças-feiras no Centro Cultural (Av. Tancredo Neves – Parque Mucajá) e às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras na Biblioteca Municipal (R. Cel. Emídio Lemos, 461 – Centro de Japeri).
Fotos: Lucas Alexandre