CMAS de Japeri realiza encontro de Prestação de Contas

Os serviços assistenciais descreveram os dois últimos anos de trabalho prestados aos japerienses 

A tarde desta quinta-feira, (11), foi destinada a prestação de contas dos serviços de assistência social da cidade. O evento foi a reunião ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semast), em Engenheiro Pedreira. 

Estiveram presentes os coordenadores dos serviços de acolhimento, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas Trabalho, Programa Criança Feliz, Fundo Municipal de Assistência Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e CadÚnico. 

Os participantes apresentaram as atividades realizadas nos anos de 2022 e 2023 e as informações vão contribuir para a adequação dos serviços assistenciais às necessidades da população. “A análise do resultado desses dois anos de trabalho vai nos ajudar a pensar, propor e deliberar a Assistência Social no município”, disse o presidente Esdras da Silva.  

Segundo ele, cada coordenador pôde informar como funcionou, o perfil e a quantidade de atendimento que realizou nesses dois anos, as dificuldades e as soluções encontradas. “O CMAS busca estar perto dos equipamentos e auxiliar os órgãos para que seja dado um melhor atendimento ao nosso munícipe”, completou.  

CadÚnico – Porta de Entrada do usuário nos programas sociais 

Porta de entrada do usuário nos programas sociais, o CadÚnico é o registro que permite ao governo saber como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Na prestação de contas, o coordenador Thiago Nunes pode apresentar que o município de Japeri tem 29 mil famílias cadastradas e que dentre elas, 24 mil estão com o cadastro atualizado. “A Semast vem organizando ações para a atualização cadastral de quase 5 mil famílias que não compareceram nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) para realizar a atualização, estamos trabalhando muito para alcançar a todos”, relatou.  

O maior programa de transferência de renda do Brasil, o Bolsa Família contempla 17 mil famílias no município de Japeri. São 40 mil pessoas beneficiárias nos núcleos familiares em todo nosso município. 

Sobre o funcionamento do CMAS 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semast) é órgão provedor dos recursos do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Responsável pela infraestrutura de funcionamento, ela garante os recursos humanos, materiais e financeiros necessários ao desenvolvimento das atribuições definidas na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), a Norma Operacional Básica de Assistência Social (NOB/Sistema Único de Assistência Social (Suas) – 2012); a Resolução 237/2006 do Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas); e o Decreto 6.307/200. 

O órgão faz reuniões ordinárias anualmente.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*