Jovens de Japeri iniciam curso no Projeto Romão Educar

A parceria com a Prefeitura visa inspirar a vida dos japerienses com foco no desenvolvimento profissional e pessoal

O primeiro dia de curso do Projeto Romão Educar para jovens japerienses aconteceu na última segunda-feira, (15). Selecionados por inscrição divulgada nas redes da Prefeitura de Japeri, a iniciativa é mais uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Semdic), com a empresa Romão Tecnologias, de Engenheiro Pedreira.   

Segundo a subsecretária da Pasta, Márcia Cristina, a parceria é um grande sucesso. “Tivemos recorde de inscrições pela representatividade da união de instituições confiáveis e com compromisso com o processo de formação dos jovens da cidade, a Prefeitura e a empresa Romão”, destacou. 

A parceria, que teve sua primeira edição em 2022, tinha na ocasião entre os participantes, o jovem Gabriel Santana, um dos japerienses que buscavam a oportunidade de capacitação. Desde então, ele foi contratado como Jovem Aprendiz e hoje é estagiário na empresa que lhe ensinou sobre o mundo do trabalho. “Eu sou prova da união de oportunidade, capacitação, vontade governamental e visão empresarial. Hoje eu me dedico para ser sempre um profissional melhor e demonstro minha gratidão”, disse o jovem. 

O primeiro dia  

Com uma atmosfera acolhedora e motivacional, o primeiro dia de curso trouxe aos 14 jovens selecionados no Projeto Romão Educar, o tema “Tecnologia, Administração e Relacionamento em Equipe”, e destacou a importância da integração entre tecnologia e habilidades interpessoais.   

“Aqui eles recebem o incentivo para a participação ativa. Promovemos a troca de ideias e enfatizamos a relevância da colaboração para alcançar objetivos comuns. Entendemos que uma base sólida de entendimento e comunicação desde o início contribuirá para o sucesso ao longo do curso”, declarou o diretor da Romão, Oscar Filho.  

A recepção do grupo contou ainda com representantes de diversos setores da empresa, como a analista de Departamento Pessoal, Jacqueline Nascimento, a assistente de Recursos Humanos, Ana Couras; a especialista da qualidade, Edir Campos e o gerente Lucas Copete.  

O projeto tem como objetivo capacitar e inspirar a vida de jovens com foco no desenvolvimento profissional e pessoal.

O Projeto Romão Educar  

O Projeto Romão Educar capacita jovens entre 15 e 20 anos, moradores da cidade de Japeri para terem uma maior compreensão de como funciona uma empresa e o mercado de trabalho.   

Entre os objetivos do projeto está o de inspirar jovens a fazerem do mundo um lugar melhor; aumentar a empregabilidade; disseminar conhecimento e os valores pela comunidade; ofertar capacitação técnica, administrativa e humana e desenvolver as habilidades com foco no desenvolvimento profissional e pessoal. 

No final do curso os jovens são cadastrados em um banco de talentos, que será divulgado para empresas do polo industrial de Japeri e Queimados. 

O projeto é uma iniciativa da empresa Romão Tecnologias, fabricante de equipamentos de segurança para tanques de armazenamento de líquidos voláteis como válvulas de alívio de pressão e vácuo, selo flutuante, respiros de emergência e outros.  

A empresa é a maior referência de qualidade, confiança e inovação nas soluções para proteção e otimização do processo de armazenamento de produtos inflamáveis da América Latina.

Fotos: PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*