Prefeitura orienta sobre descarte adequado de resíduos durante o período chuvoso

A conscientização ambiental está sendo feita pela Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável nas residências e comércios de Japeri

Neste período chuvoso, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reforça a recomendação sobre a destinação correta de lixo doméstico para evitar alagamentos em pontos diversos da cidade e destaca a importância da coleta seletiva.

Nesta sexta-feira (19), a equipe da pasta esteve no bairro Chacrinha realizando uma ação de conscientização porta a porta com a entrega de panfletos e informações dos dias de coleta seletiva na localidade, que acontece todas às segundas- feiras. Os monitores percorreram as Ruas O, L, Avenidas São Paulo, Joaquim Leite Serrão e São Sebastião.

A titular da pasta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, falou que o trabalho segue intenso pela cidade e com as equipes fazendo a conscientização nas residências. ” A finalidade é manter a população informada sobre a coleta seletiva e sensibilizá-la da importância da campanha. Além disso, estamos atuando com o Limpa Rio Comunidade no córrego do bairro Chacrinha, uma das regiões que foi afetada com as fortes chuvas”, declarou.

De acordo com a coordenadora de coleta seletiva, Ana Paula, a iniciativa reforça a importância da separação dos resíduos ainda mais neste período chuvoso.

“Pedimos a colaboração dos moradores, ainda mais neste período de fortes chuvas, que separem seus resíduos e que não joguem nas ruas ou nos córregos. Temos que reforçar a conscientização e aumentar a participação dos moradores nesta iniciativa”, concluiu.

A campanha está ocorrendo sempre às sextas – feiras e tem como objetivo principal aumentar a participação da população na separação dos materiais potencialmente recicláveis, além de reforçar os roteiros da coleta seletiva. A ação de incentivo já esteve no bairro Mucajá e Maria José.

Além da conscientização nas residências e comércios, o órgão segue fazendo trabalhos preventivos e de emergência em canais da região desde o dia 15. É o caso do córrego da Chacrinha, em Japeri. Na região, os operários estão realizando o serviço de limpeza e desobstrução com máquinas. A iniciativa é coordenada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em parceria com a Prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades).