Carro do Fumacê percorre os bairros da cidade para combater o Aedes aegypti

A ação foi programada pelo Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise

O dia ainda não tinha terminado de nascer neste sábado (20/01) quando as equipes da subsecretaria de Vigilância em Saúde já estavam com o carro Fumacê percorrendo as ruas da cidade. O objetivo era combater o mosquito Aedes aegypti. A ação foi programada pelo Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC) e vai durar todo o final de semana para atender bairros afetados pelas fortes chuvas.

“Esse período é considerado propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, por isso realizamos desde o início da previsão de chuvas na cidade o reforço das ações de combate. Nossas equipes permanecem com a busca ativa de criadouros e prevenção nos locais de risco já mapeados. E o fumacê vem fazer esse reforço para alcançarmos o objetivo de quebrar o ciclo de reprodução do mosquito. Não há espaço para dengue e contamos com o apoio da população para que deixem as janelas e portas abertas”, disse o subsecretário de Vigilância, Amaro Neto.

A ação acontece neste sábado e domingo nos bairros Marajoara e Mucajá, e na segunda-feira, o bairro Guandu terá a visita dos agentes de endemias com o Fumacê. “Vamos divulgar o calendário de atendimento dos outros bairros e fazer a cobertura de toda a cidade”, completou o gestor. A ação acontece das 6h às 8h.

Ações do Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC) no final de semana

O Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC) foi criado pela gestão municipal para o enfrentamento da situação de emergência que se instalou na cidade desde as fortes chuvas que afetaram todo o Estado. A Secretaria Municipal de Defesa Civil coordena o gabinete com o apoio das demais secretarias e órgãos municipais.

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil Ziel Pavani, a decisão de decretar o gabinete foi uma medida importante para traçar o mapa situacional da cidade diante do cenário que se apresentava e para traçar ações preventivas para novos períodos de chuva no mês de janeiro.

“Através das reuniões do GMGC, mapeamos o cenário que se apresenta na cidade nesse decurso que tem previsão de novos períodos de chuvas e traçamos as estratégias de atendimento à população”, declarou.

“Só neste final de semana temos intervenções da saúde com o carro fumacê passando nos bairros e realizando o combate ao mosquito que causa dengue, Zika e Chikungunya; da assistência social com abertura de alguns Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para atendimento à população afetada pelas chuvas e a própria Defesa Civil que permanece de alerta e prontidão” finalizou o secretário. A atuação do gabinete dura até que a cidade e a vida das pessoas volte à normalidade.