A limpeza e desobstrução do córrego é uma parceria do Governo do Estado, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Prefeitura de Japeri com cronograma do GMGC
O Programa Limpa Rio Comunidade permanece no Chacrinha e avança na limpeza e desobstrução do córrego que corta o bairro e leva o mesmo nome. A localidade foi fortemente afetada pelas fortes chuvas que atingiram o município e todo o Estado do Rio de Janeiro na última semana. Nesta quarta-feira, (24), as equipes se dividiram em dois pontos para acelerar o trabalho e preparar a localidade diante da previsão de novas ocorrências de chuvas para a região. O cronograma de atuação foi definido pelo Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC).
As equipes atuam com o auxílio de roçadeiras, pás, caminhões e tratores. Com o trabalho, a Prefeitura está garantindo a desobstrução do córrego e minimizando os riscos de enchentes e alagamentos no entorno.
“Os trabalhos seguem em ritmo acelerado, mas com muita responsabilidade. Precisamos dar fluidez às águas pluviais, liberando o leito do córrego, mas preservando a margem. E vamos precisar continuar contando com a população para que não haja o descarte de resíduos inadequados no corpo hídrico. E agradecer claro, ao Governo do Estado, por meio do vice-governador e Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, que aumentou a assistência a nossa cidade”, disse a secretária Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Meire Lucy.
A limpeza e desobstrução do córrego da Chacrinha é realizada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em parceria com a Prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades).
Além do Limpa Rio, o bairro recebeu ações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), com cadastro e identificação de pessoas afetadas e distribuição de kits de higiene e limpeza, além da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que visitou a região com equipes de médicos, técnicos, enfermeiros e agentes de saúde e a Secretaria de Obras que mobilizou o maquinário para a ação.
Fotos: Carolina Freitas