Japeri participa da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência

O evento foi realizado no Rio de Janeiro e discutiu o processo de reabilitação e novos projetos para a cidade

Nesta quarta-feira, (24), a Prefeitura de Japeri, por meio da Subsecretaria de Atenção à Saúde,  marcou presença no auditório Bárbara Starfield do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS), na cidade do Rio de Janeiro. O encontro foi para gestores municipais do metro I de reabilitação. 

O evento foi realizado para discutir a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e o processo de reabilitação. “Japeri vem avançando e buscando melhorias no atendimento e na atenção à pessoa com deficiência em todas as esferas, na garantia de direitos, na mobilidade urbana e principalmente na saúde e na reabilitação. Estamos aqui discutindo novos projetos para a cidade, inclusive o Centro Especializado em Reabilitação (CER 4) e o polo de ostomia”, explicou a subsecretária de Atenção à Saúde, Tatiana Soares. 

Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS), na cidade do Rio de Janeiro. O enco

A reabilitação é um processo que visa melhorar a independência, a funcionalidade e proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência, que enfrentam limitações físicas, sensoriais, cognitivas ou motoras.  

Equipe da Semus com o representante da SES, Marcelo Nápole

Polo de Ostomia 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) deu início, em dezembro, à pactuação para a instalação do Polo de Ostomia na cidade de Japeri. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) que realizou a primeira visita técnica no Centro Municipal de Especialidades (Cemes), em Engenheiro Pedreira, onde o serviço será instalado.  

A ostomia ou estomia é um procedimento cirúrgico que ocorre quando há necessidade de criar uma abertura em órgãos específicos para permitir a realização de protocolos de eliminação ou alimentação do paciente. Assim como a descompressão do estômago e vias respiratórias. Após o procedimento o paciente precisa de atenção e cuidados em saúde. A bolsa, como é chamado o coletor, pode ser de uso temporário ou permanente. 

Na ocasião, a subsecretária afirmou que todo o trabalho está alinhado com a política de atendimento humanizado implantado na cidade de Japeri, “Esse atendimento humanizado começa pela busca de serviços e procedimentos em saúde que a maioria da população desconhece, mas atuamos para atender a todos. Com o polo de ostomia vamos poder dar a esse paciente um suporte maior não só com os insumos que estarão mais perto, mas com uma equipe capacitada para lidar com as questões médicas, psicológicas e de apoio a famíla”, declarou à época.

Fotos: Colaboração e PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*