Saúde de Japeri se reúne com sindicatos dos Agentes Comunitários

 O objetivo é ouvir a categoria e abrir portas de diálogos para os avanços na garantia de direitos e na melhor prestação de serviço ao cidadão  

Abrir portas de diálogos para os avanços na garantia de direitos funcionais e na melhor prestação de serviço ao cidadão foram os pilares norteadores da reunião realizada nesta quarta-feira, (24), no Centro Municipal de Especialidades, em Engenheiro Pedreira. O encontro reuniu a Subsecretaria de Atenção Básica e os sindicatos que representam os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, SINDACSE Baixada RJ e SINTSAUDERJ. 

Na pauta, foram apontados  assuntos de interesse da categoria como insalubridade, incentivo adicional, capacitação, atribuições, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e leitura da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

 “Na nossa cidade a categoria já teve avanços importantes, mas queremos abrir esse canal de diálogo para avançarmos. E a melhor maneira é termos a informação dos representantes diretos, os sindicatos”, disse a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos. 

Segundo o representante do SINTSAUDE, os sindicatos não são inimigos dos gestores, pelo contrário, são parceiros. “A gente tá aqui na Secretaria de Saúde, agradecendo por terem nos chamado para essa reunião. Estamos aqui para somar. A gestão em Japeri nunca foi contrária aos benefícios, ela entende e estamos buscando as adequações para a melhoria das condições aos trabalhadores”, disse o representante ao lado de Gessey Jesuíno e Renato Lopes do SINDACSE Baixada RJ que também participaram da reunião.  

“Viemos aqui hoje para somar com a Subsecretaria de Atenção Básica e foi muito produtivo. Discutrimos várias pautas importantes para a categoria como incentivos financeiros, às atribuições, os Epi’s, pontos que merecem estarmos dialogando para alcançar”, explicou Gessey. 

Já o representante Renato Lopes da SINDACSE Baixadar RJ, destacou que os sindicatos também têm a função de esclarecer para o gestor o que é função do agente, o que cabe a ele para que o trabalho seja exercido. “Nosso objetivo é unir forças, mas isso não quer dizer não cobrar, é até uma cobrança maior porque temos a abertura de diálogo”, finalizou.

Foto: PMJ

Saúde e sindicatos dialogam sobre as melhores para os agentes comunitários da cidade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*