Equipe do Hospital Municipal de Japeri recebe treinamento em Suporte Básico de Vida

A ação que qualifica os profissionais faz parte das inúmeras iniciativas de melhoria do atendimento prestado à população 

Neste final de semana, (27 e 28/01), os profissionais de saúde que atuam no Hospital Municipal de Japeri (HMJ) tiveram um chamado a mais, o treinamento em Suporte Básico de Vida (SBV).  A ação corresponde ao protocolo de atendimento com reconhecimento e realização de manobras de ressuscitação cardiopulmonar, chamadas de RCP.  O encontro aconteceu na própria unidade e os profissionais foram divididos em quatro turmas.

Segundo o diretor do HMJ, o médico intensivista Alex Bousquet, a reanimação cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade é fundamental para os pacientes em parada cardiorrespiratória (PCR). “Uma vítima de PCR tem 75% de chance de sobreviver quando recebe a reanimação cardiopulmonar de alta qualidade. Em contrapartida, essa chance diminui 7,5% a cada minuto de parada cardiorrespiratória. O treinamento que fizemos foi de Suporte Básico de Vida, com manejo de vias aéreas e uso de Desfibrilador Externo Automático (DEA)”, explicou o gestor. 

O treinamento realizado pela equipe pode ser utilizado tanto no ambiente hospitalar quanto no pré-hospitalar, como no caso dos socorristas. “E parte do treinamento pode inclusive ser utilizado em casos de emergência no ambiente domiciliar e no bairro de cada profissional, hoje aluno. Tempo é Vida!”, completou o médico.  

O curso foi destinado a enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade e integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com uma carga horária de seis horas a capacitação foi ministrada pelos profissionais Charles Monteiro e Cidney França do Instituto Pallade do Rio de Janeiro. “São manobras e procedimentos essenciais, com ações simples, mas fundamentais para salvar vidas. Os profissionais do HMJ estão preparados para enfrentar situações de emergência que necessitem de RCP”, disse Charles.

Já a enfermeira Carla Dantas destacou que o treinamento vai ser de importância singular para a equipe atuar com tranquilidade e segurança. “Vimos na capacitação toda a sequência de atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória, desde as manobras de ventilação ao uso do desfibrilador. Atualizamos nossos conhecimentos, aprendemos e aprimoramos técnicas. Quanto mais treinados estivermos, melhor será a assistência ao paciente”, finalizou.  

Intervenções de infraestrutura, assistência e insumos melhoram a qualidade do atendimento à população 

Desde 2022 com a nova nomenclatura de Hospital Municipal de Japeri aprovada pelo Governo do Estado, a antiga Policlínica Itália Franco vem ampliando não só sua capacidade de atendimento, como também tem realizado melhorias que refletem diretamente na assistência e nos cuidados em saúde prestados à população da cidade de Japeri. 

A unidade que passou a ter capacidade de internação classificada até média complexidade, possui 25 leitos, sendo quatro na sala de emergência vermelha, consultórios para pediatria, cardiologia e ortopedia, além de procedimentos como endoscopia, raio-x, laboratório, sala de medicação adulto e infantil, sala Lílás para atendimento individualizado de vítimas de abuso sexual e violência contra a mulher e Núcleo Interno de Regulação (NIR). O hospital realiza mensalmente cerca de 7500 atendimentos. 

De acordo com o diretor da unidade, o médico Alex Bousquet, as transferências só ocorrem em casos de alta complexidade. “Estamos realizando todos os protocolos que colocam nossa unidade com atendimento de excelência na média complexidade. E isso vai desde as melhorias de infraestrutura, que começam com a chegada do paciente que tem macas e cadeiras de rodas para acessar a unidade,  sinalização, climatização, bebedouro, atendimento assistencial humanizado, profissionais capacitados e insumos”, relatou. 

A unidade recebeu no mês de novembro novo layout, iluminação e ambientação, agora as enfermarias têm nome de pássaros com fotografias de espécies encontradas em Japeri. “Toda a ambientação foi feita com cuidado e respeito a nossa regionalidade. Os pacientes buscam saber a história dos pássaros e os locais onde foram encontrados”, relata o coordenador da unidade, João Ricardo. 

Em dezembro foram instalados o bebedouro, os aparelhos de ar-condicionado e as TV’s com a comunicação institucional. O serviço de enxoval oferta cobertor, lençol, camisola, roupão e há o serviço de lavanderia na unidade. “Temos aqui qualidade de vida hospitalar, ambiente humanizado e conforto para o paciente. Antes o calor trazia uma inquietação, gerava mal-estar e desconforto, principalmente em idosos e crianças. Hoje, a humanização está refletida também na infraestrutura”, relatou a assistente social, Silvana Alfêna.  

A unidade conta ainda com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e em breve o Centro de Estudos será inaugurado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*