Japeri participa da 5ª Conferência Estadual de Cultura e elege dois representantes para a Conferência Nacional

Maior delegação da história da cidade em conferência estaduais ajuda a construir debate sobre o futuro da cultura no estado do Rio de Janeiro

A 5ª Conferência Estadual de Cultura, que ocorreu no Teatro Riachuelo, no centro do Rio de Janeiro, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, marcou um momento importante para a cidade de Japeri: o município levou a sua maior delegação na história das conferências estaduais e ainda elegeu dois representantes para a Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília. 

A delegação de Japeri no evento organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECECRJ) foi composta por 8 pessoas. Os delegados da sociedade civil foram o Pai Cláudio (Matrizes Africanas), Nil Mendonça (Teatro), Aparecida Vieira (Artesanato), Rogério Martins (Música), Juliana França (Setorial de Teatro) e Sara Otta (Setorial de Música). Dois delegados do poder público, o secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr. e a subsecretária municipal de Cultura, Daniele Beliago, também participaram da 5ª Conferência Estadual de Cultura. 

Dos 11 delegados que irão representar a Baixada Fluminense na Conferência Nacional de Cultura, dois representantes serão de Japeri: o secretário Jorge Braga Jr. e a artista Nil Mendonça. A região da Baixada Fluminense possui o direito de levar um representante do poder público para a Conferência Nacional. Dessa vez, a vaga ficou com Japeri, já que o secretário Jorge Braga foi eleito para a função. 

O secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., destacou a importância da participação de Japeri nas conferências. “Japeri mostrou a força da sua participação, atuando ativamente nas discussões, nos grupos de trabalho e na inscrição para delegados a Brasília. Isso demonstra o desenvolvimento das políticas para a Cultura no município e a força da participação dos agentes culturais”, disse o gestor. 

Com o objetivo de discutir o futuro da cultura do estado do Rio de Janeiro, a 5ª Conferência Estadual de Cultura teve o tema “Democracia e Direito à Cultura”. Durante o encontro, os representantes do poder público e da sociedade civil discutiram as diretrizes para a criação de políticas públicas que beneficiem inúmeras áreas do setor cultural.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*