Prefeita de Japeri recebe a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Rosângela Gomes, para visita às famílias atingidas pelas chuvas

A gestora destacou a importância da busca de recursos estaduais e federais feita pela gestão municipal

A cidade de Japeri recebeu neste sábado, (3), a visita da deputada licenciada e secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), Rosangela Gomes. A Prefeita, Fernanda Ontiveros, recebeu a comitiva estadual que percorreu o bairro Marajoara, um dos locais mais atingidos pelas fortes chuvas e ainda o ponto de acolhimento na Escola Municipal Etiene de Souza Oliveira.

A visita teve o objetivo de conhecer a realidade das famílias afetadas pelas chuvas na cidade e reafirmar o compromisso do Governo do Estado com as políticas públicas de assistência social. “A visita da secretária Rosângela Gomes, vem reafirmar os nossos esforços para o apoio às famílias neste momento difícil. Temos a certeza que graças às obras de drenagem e pavimentação, além do programa de Limpa Rio que vem atuando na cidade, nossos danos não foram maiores”, disse a chefe do executivo.

A secretária de Direitos Humanos, Rosangela Gomes, ressaltou que o compromisso da gestão municipal, tanto com a busca de recursos no plano federal, como no diálogo estabelecido na esfera estadual fortaleceu a confiança e deu a Japeri a visibilidade nacional de um trabalho sério e voltado para a população.

“Nunca vimos tanto trabalho sendo realizado em Japeri. O governador confia muito no trabalho da gestão e na reunião que tivemos no Palácio Guanabara, recebemos o compromisso da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco e do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes de que as cidades que estão no novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) vão receber atenção e um mapeamento para reconhecimento das demandas. É isso que estamos fazendo, conhecendo as realidades para juntos encontrarmos as soluções”, disse a gestora estadual.

Diante de moradores da Rua Estácio, as gestoras explicaram a complexidade das obras do bairro Marajoara, local cercado por uma topografia de bacia que facilita o acúmulo de água das chuvas. “O projeto de drenagem dessa região é de macrodrenagem. Não conseguiríamos atender 19 bairros e 200 ruas da cidade se tivéssemos feito as obras do bairro. E ainda faltariam recursos para terminar. Então, com o Japeri Mais, atendemos as necessidades mais urgentes da cidade com drenagem e pavimentação e permanecemos na busca por recursos para fazer as obras que o Marajoara precisa e vocês merecem. Aqui é um orçamento de cerca de 64 milhões”, explicou Fernanda.

O morador Paulo relatou que o quarto de seu filho acabou recebendo a água do quintal que alagou, mas, segundo ele, o alívio foi que a família não precisou sair de casa e não houveram grandes danos como ocorreu com a vizinha do lado. Com a casa alagada ela foi socorrida por parentes e perdeu tudo. “Eu pude ficar em outra parte da minha casa em segurança com a minha família, mas a vizinha precisou de socorro e auxílio de parentes”, disse.

Visitas

A Rua Estácio foi uma das mais afetadas do bairro Marajoara, onde a moradora teve a casa alagada chegando na altura do joelho.  Acolhida pelo cunhado no dia das fortes chuvas, atualmente se encontra assistida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) que recebeu a informação dos agentes da Defesa Civil. “Hoje a família está assistida e preferiram voltar para a casa, mas, receberam água potável, colchões, cesta básica, acolhimento em saúde, permanecem em nosso monitoramento social e já está na lista de apoio do cartão Recomeçar”, relatou a secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Ana Paula Alves. O cartão é um recurso no valor de R$3mil para a compra de móveis ou materiais de construção.

Mas, para essa família a boa notícia chegou em tempo real, o subsecretário de SEDSODH, Felippe Souza, numa consulta rápida viu que a habilitação já havia sido aprovada e o valor já estava creditado. “Eu só tenho a agradecer.  No momento da chuva liguei, vieram para me socorrer, me explicaram o risco e que eu não podia ficar em casa e desde então, em nenhum momento fiquei sozinha, estavam todos comigo”, disse a moradora que reside com o marido e dois filhos.

Já no ponto de acolhimento na Escola Municipal Etiene de Souza Oliveira, três famílias que estão acolhidas relataram suas histórias e o que passaram diante das chuvas que atingiram a cidade desde o dia (13/01).

Ao lado da prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, a secretária Rosângela Gomes, acolheu e numa conversa olho no olho contou como também já esteve nesse lugar de afetada pelas crises climáticas. “Minha casa enchia até a altura do peito, era um sofrimento e transtorno muito grande. Quando a água escoava, eram os bichos e insetos os nossos grandes inimigos. Na minha época, o apoio era só de vizinhos e parentes. Mas, vocês têm uma gestora atuante, presente, que teve muita coragem de cancelar o Carnaval e a Cruzada Evangélica para que todos os esforços da cidade estejam voltados para vocês. Porque vocês são o maior bem de Japeri”, finalizou.

A secretária de Estado, Rosângela Gomes, acolheu e numa conversa olho no olho contou como também já esteve nesse lugar de afetada pelas crises climáticas

A acolhida, Sueli Rodrigues, que vem sendo inserida em projetos e programas, e participou do workshop do Projeto Estadual Empoderadas, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher, destacou que o projeto ensina sobre defesa pessoal e que assim identifica o corpo assistencial e de governo de Japeri. “Ser Empoderada é saber defender. Vocês têm defendido a gente, vocês são mulheres empoderadas”, disse dirigindo o olhar as gestoras.

Os acolhidos receberam da Prefeita Fernanda mais um compromisso. “Nós não vamos sair das ruas enquanto não alcançarmos a normalidade”, afirmou.
Acompanharam a visita o vice-prefeito, Carlos Januário, secretários, subsecretários e assessores governamentais.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*