Equipe da SEAS acompanha aula do Ambiente Jovem, em Japeri

O programa, que acontece pela segunda vez na cidade, é realizado no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê

As aulas do Núcleo de Pertencimento (NUP) Japeri do Ambiente Jovem continuam a todo vapor. Nesta segunda-feira (05), os alunos receberam a visita da equipe da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê.

A coordenadora de projetos socioambientais, Clarisse Rocha falou da atuação do Programa de educação ambiental que acontece pela segunda vez na cidade.

Segundo ela, o curso constrói valores sociais e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente e que o jovem é um bom agente multiplicador de boas práticas ambientais e de transformação socioambiental na sua própria localidade.

“Durante o curso, os alunos vão desenvolvendo a responsabilidade de colaborar com a conservação ambiental. Eles vão tendo essa responsabilidade dentro de suas próprias residências, com medidas simples, como na separação do próprio lixo, criando sua própria horta, etc”, disse.

Além da Coordenadora Estadual do Programa, a monitora Tainá Carneiro, da equipe multidisciplinar e a embaixadora do Programa Ambiente Jovem, Larissa Eugênio também marcaram presença.
O conteúdo didático é ministrado pelo professor Mateus de Lima Simões, com o apoio dos monitores Márcia Cristina, Neide Barbosa e Luigy Monsores.

Para a titular da pasta de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, o programa tem o objetivo de formar multiplicadores de ações de educação ambiental. ” Gostaria de agradecer a parceria do vice – governador e Secretário de Estado do Ambiente, Thiago Pampolha. Estamos na segunda edição do programa na cidade que forma multiplicadores ambientais dentro do nosso município. Este programa contribui diretamente com a sensibilização ambiental , através das mudanças de atitudes desses jovens, junto a suas comunidades”, disse.

O que é o Programa?

O Programa Ambiente Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado, através de parceria com a Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A ação capacita jovens moradores da cidade de Japeri que tenham entre 16 e 24 anos por meio de aulas e oficinas, além de orientá-los sobre a inserção no mercado de trabalho, geração de renda através de uma visão empreendedora e sustentável.
As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, no turno da tarde. Durante seis meses, os alunos aprendem diversos conteúdos voltados à preservação do meio ambiente.

Educação ambiental aprovada pelos ex-alunos

A embaixadora do Programa Ambiente Jovem, a ex aluna Larissa Eugênio também esteve presente e falou da oportunidade em aprender práticas sustentáveis durante todo o curso. ” O curso foi um divisor de águas na minha vida. Durante todo o período, aprendi muitas coisas voltadas os cuidados com o meio ambiente. Sou muito grata pela oportunidade que me deram”, declarou. A estudante foi participante da primeira edição do Ambiente Jovem em 2023.