COMDEMA de Japeri discutiu saneamento básico e outros temas

Durante reunião que aconteceu na Câmara de Vereadores

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) de Japeri se reuniu nesta quarta-feira (07/02) na Câmara de Vereadores, para discutir saneamento básico, gestão integradas de resíduos sólidos, concurso para guardas ambientais, caminhada ecológica, eleição para o biênio 2024/2026 e outros assuntos de discussão permanente.

A pauta da convocação dos aprovados no concurso, realizados após 10 anos, foi um dos temas comemorados pelos conselheiros.

Eles entendem ser este um caminho acertado da gestão pública, já que a mão de obra permanente destes profissionais garante continuidade ao trabalho.Para o vice-presidente do Conselho, Carlos Evandro Moyses, o concurso foi de extrema importância. “A realização deste concurso foi muito importante para o município. Acho que em todas as áreas é necessário que tenham os cargos efetivos”, disse.

E este é o pensamento da maioria dos conselheiros, como Filomena Ventura da Silva. Para ela, além dos novos servidores que estão chegando para compor a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, (Semades), a Pasta tem trazido inovação para o setor e avançado nas questões referentes à área. Além dela, Angélica Aguiar, do segmento da Educação, Gilza Rosa (Economia Solidária e Carlos Eduardo G. Gomes (Defesa Civil) concordaram com as melhorias.

Para a gestora e presidente do COMDEMA, Meire Lucy, as falas são motivo de gratidão e reconhecimento. “A fala da d. Filomena soa pra mim de maneira diferente por causa da experiência. Quando o conselho foi fundado, ela foi uma das pessoas que estava ali para fundar o Conselho de Meio Ambiente. E depois de tanto tempo eu ouvir o que acabei de escutar dela, pra mim é uma honra muito grande “, disse a gestora.

As reuniões ordinárias do COMDEMA acontecem todas às segundas quartas-feiras do mês.