Prefeita Fernanda Ontiveros visita bairros afetados pelas chuvas desta quinta-feira (08/02)

Um mutirão será necessário para minimizar os problemas das chuvas, que chegou 80 milímetros

A Prefeitura Municipal de Japeri está atuando de forma coordenada para oferecer apoio às vítimas afetadas pelas fortes chuvas que caíram na cidade, na tarde desta quinta-feira (08/02). Na manhã desta sexta-feira, a prefeita Fernanda Ontiveros esteve na Vila Laranjal, Santa Amélia e Belo Horizonte para ver os estragos causados e informar que o governo vai entrar com um grande mutirão para resolver os problemas.

A gestora percorreu as áreas afetadas, a pé, e disse à população que as equipes das secretarias estão trabalhando efetivamente para amenizar os danos causados pelas chuvas. “Estamos monitorando as áreas afetadas pessoalmente, junto com as secretarias municipais. As famílias que tiveram suas casas alagadas, vamos cadastrar todo mundo, e se necessário, distribuir cestas básicas, oferecer aluguel e outros benefícios. Estamos com todas as nossas equipes empenhadas para ajudar a população da nossa cidade”, assegurou a prefeita.

Acompanhando a chefe do executivo, estavam o vice-prefeito, Carlos Januário, o Secretário de Defesa Civil, Ziel Pavani, técnicos da pasta e engenheiros que ajudaram na identificação dos problemas. O titular da Defesa Civil também está acompanhando os trabalhos realizados pela secretaria. “Neste momento, a segurança e o bem-estar de cada morador serão as prioridades. Vamos dar todo o auxílio para as famílias. Não vai faltar carinho, não vai faltar atenção por parte do nosso governo para ajudar todos que estão precisando “, disse.

Além das visitas, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. realizará ações de desobstrução das áreas de alagamento para o escoamento da água e otimizar os acessos nas vias da cidade. Equipes da Secretaria de Assistência Social e Trabalho vão cadastrar as famílias que, porventura, necessitarem de auxílio. A Defesa Civil também está em alerta para prestar toda assistência necessária aos moradores. De acordo com o órgão, choveu cerca de 80 milímetros o que gerou diversos pontos de alagamentos e quedas de árvores.

Regiões afetadas

A Escola Municipal Jardim Belo Horizonte, no bairro que leva o mesmo nome, também foi afetada pela enchente. A água invadiu os corredores e chegou às salas de aula, banheiros e até mesmo na cozinha. Segundo a secretária escolar, Luana Lima, os próprios funcionários da escola tiveram que se juntar em um mutirão para fazer a limpeza no local. “Perdemos muitas coisas. Entre matérias pedagógicas, de higiene, documentos, móveis, livros paradidáticos, cadernos e até brinquedos. Foi horrível. Tivemos que fazer um mutirão para ajudar a limpar tudo”, declarou. A Escola Municipal atende cerca de 150 crianças, do 1° ao 5° ano.

A aposentada Ana Lucia, de 73 anos, mora na rua Valdemar Galdino e teve sua casa invadida pela água. ” Foi tanta água que entrou na minha casa, que atingiu diversos compartimentos. Por sorte não perdi nada”, disse a moradora do bairro há quatro anos.

Já no bairro Laranjal, o morador João Vicente, de 60 anos passou pela mesma situação. ” Graças a Deus, não perdi móveis, nem nada. Mas a água entrou aqui na minha casa. Por aqui, diversos moradores também passaram por isto. Teve até uma que perdeu seu colchão. É muito triste”, falou.

.