Japeri, leva um bloco de informações e cuidados em saúde para os foliões da cidade

Mesmo sem o carnaval oficial quem vai para a folia encontra agentes em ação por toda a cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) colocou na rua o bloco da informação, do cuidado, da vigilância e da atenção especializada. As subsecretarias que compõem a Pasta receberam da Prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, a missão de percorrer toda a cidade com os serviços em saúde disponibilizados para a população. E na quinta-feira, (8/02), eles já estavam por todos os bairros de Japeri, repetindo a ação nesta sexta-feira, (9/02). 

Com ações coordenadas, as subsecretarias de Atenção Básica e Vigilância em Saúde realizaram por meio do Programa Municipal Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS), a intensificação das ações de prevenção e promoção do cuidado com a distribuição de preservativos em locais de grande circulação da população. 

“Realizamos um mapeamento das áreas no entorno das Unidades Básicas de Saúde definindo locais estratégicos de acesso da população ao preservativo. Nosso objetivo é que as pessoas possam retirar as camisinhas em locais próximos de casa, sem burocracia e com responsabilidade. Eles são disponibilizados no mercado, no bar ou até mesmo no posto de gasolina”, destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Amaro Neto. 

Já a subsecretária Helen Santos destacou que é uma semana voltada para o incentivo do uso de preservativos, um momento de curtir com consciência e amor à saúde. “A ação é para que os foliões possam aproveitar com muita consciência este período de folia”, disse. 

As Unidades Básicas envolvidas na ação foram: Guandu, Alecrim, Santa Amélia, Rio D’Ouro, Chacrinha, Marabá, Nova Belém, Benedicta Rosa e São Jorge. Os locais foram as barbearias e salões de beleza, bares, praças, supermercados, as vias públicas e o Posto de Gasolina Ipiranga, em Japeri. A enfermeira Jessica Lima destacou a boa aceitação da iniciativa pela população. “Em todos os lugares fomos bem recebidos. Os mais velhos destacaram que na época deles não tinham acesso a essas informações e os mais novos agradeceram por termos lembrado que a folia com prevenção é bem melhor”, relatou.

“Nossa mensagem é de que todos possam curtir o Carnaval com segurança, livres de infecções sexualmente transmissíveis e do vírus causador da Aids, o HIV. A camisinha pode também evitar a gravidez, agindo como um eficiente método contraceptivo”, finalizou o subsecretário. 

Foram distribuídas mais de 35 mil unidades. E a subsecretaria realizou ainda a reposição da Profilaxia de Pós Exposição ao HIV (PEP) para o Hospital Municipal de Japeri.  

O ‘Bloco da Prevenção’ percorreu as ruas e o comércio dos bairros

Participação do Centro de Cidadania LGBTI Baixada II  

A ação que percorreu a cidade contou com a participação do Centro de Cidadania LGBTI Baixada II que participou da conscientização e da distribuição de preservativos e material informativo para a população. 

A população LGBTI vem crescendo muito no município, sendo a maioria dos mais de mil atendimentos realizados no ano passado pelo núcleo que também atende Seropédica e Paracambi. “Estamos aqui para reforçar a conscientização não só da população LGBTI, como de toda a população”, disse a agente de atendimento do Centro, Michelle de Souza que atuou em companhia de Niza Constantina, também agente do núcleo. 

O coordenador do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais de Japeri, Josemar de Souza, dirigiu a ação e destacou que a rede trabalha continuamente com a prevenção, mas, em tempos de carnaval e grandes eventos ocorre a intensificação da conscientização. 

“Com essa campanha vamos diminuir o nível de contaminação na nossa cidade.  São dois dias das equipes nos bairros, no comércio e nas ruas centrais. Nosso trabalho é focado na prevenção, mas, também atuamos com a Profilaxia Pós Exposição (PEP), nos Centros de Especialidades de Engenheiro Pedreira e Japeri. E para o Carnaval, o Hospital Municipal de Japeri já está preparado para atender a demanda de qualquer acidente sexual”, disse.  

Segundo ele, o simples uso do preservativo evita doenças infectocontagiosas como HIV, sífilis, hepatites B e C, além da gravidez não planejada. “Graças ao trabalho do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, nossa cidade não entrou na listagem vermelha do Boletim epidemiológico dessas doenças. E vamos pular o Carnaval com consciência”, declarou.  

Fotos: PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*