Novos japerienses formados em Produção Industrial

As aulas aconteceram na Firjan/Senai de Nova Iguaçu, parceira da Prefeitura de Japeri

Com sentimento de dever cumprido para os gestores e a certeza de um mercado de novas oportunidades para os alunos, a Prefeitura realizou nesta, sexta-feira, (16), a formatura das turmas de Produção Industrial, fruto da parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Firjan/Senai). A formatura aconteceu no Plenário Francisco da Costa Filho, na Câmara Municipal de Japeri.

“Uma parceria em prol das novas gerações, muitas histórias de superação de desafios para nós gestores e para eles, alunos. Mas, nosso objetivo sempre foi um, a formação profissional do povo de Japeri. Eu lembro o orgulho que eu senti quando concluí meu primeiro curso, eu sei o que vocês estão sentindo e que podemos realizar muito mais”, disse o secretário da Pasta, Luciano de Oliveira.

Segundo o Técnico de Educação do Senai, Lucimar Lima, não é fácil o ir e vir e o abrir mão de diversões da idade para estar num curso de formação. Para ele, os alunos estão todos de parabéns. “Esse é só um passo. Vocês começaram a caminhada, não parem, estão de parabéns. A profissão que escolheram casa com muitas outras, estejam sempre prontos para aprender. Juntos estamos mudando a história, aumentando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade através da educação”, disse o profissional que estava acompanhado da pedagoga da Firjan, Ana Clara.

O formando Lucas Paulino agradeceu não somente o curso ofertado pela Prefeitura, mas, também, a oportunidade de conhecer novas pessoas, fazer amigos, realizar confraternizações, trabalhos e principalmente descobrir que sua cidade possui muita gente com pensamento em crescimento profissional como o dele. “Levo muito mais do que formação, levo as lembranças das comemorações, os amigos que fiz e a vivência com pessoas incríveis. Obrigado a todos que realizaram esse curso pra gente”, relatou.

Já a veterana Raquel Noberto, que passou por outras duas formações, dividiu essa última trajetória com o filho e relatou como foi importante viver com ele essa experiência. “Eu fui privilegiada. Fiz outros cursos e nesse pude estar lado a lado com meu filho. Segurar na mão dele e vencer junto às dificuldades. Uma experiência que não tenho como agradecer a essa Prefeitura e aos envolvidos da Firjan/Senai”, declarou.

A Prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, justificou a ausência por estar em auxílio à população atingida pelas chuvas.

Esforço recompensado com a formatura

Vamos imaginar o último dia de inscrição para o curso de Produção Industrial. O ônibus estava a poucas horas de sua partida com destino a Firjan/Senai de Nova Iguaçu, levando a primeira  turma de 34 alunos. Esse era o cenário quando o jovem japeriense, Alexandre Coelho Teixeira, entrou na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Semdic), buscando ainda fazer a inscrição. Havia uma vaga, mas para ele faltava um documento importante. A história com todos os atributos para dar não dar certo, contou com uma grande corrente de solidariedade e empenho.

Um funcionário da Semdic levou o candidato até em casa onde buscou o documento; o motorista do ônibus retardou a saída até que o jovem vestiu a camisa e foi oficialmente intitulado o 35º aluno do curso de Produção Industrial, fruto da parceria Prefeitura de Japeri e a Firjan/Senai.

Essas e muitas outras histórias foram contadas na cerimônia de formatura do curso de Produção Industrial. “Eu contei com uma rede de apoio que me ajudou a resolver todos os problemas. Não perdi nenhuma aula e hoje eu só quero agradecer, a Prefeitura de Japeri, ao secretário Luciano, a Firjan/Senai, aos meus colegas e a gestora Fábia, que me fez acreditar que toda a dificuldade do primeiro dia seria recompensada pela alegria da minha formação. Eu nunca vou esquecer o que fizeram por mim”, disse o jovem Alexandre.

A gestora, Fabia Ferreira, foi homenageada pelos formandos

A gestora Fabia Ferreira foi homenageada pelos formandos por sua dedicação e empenho durante os três meses do curso de formação.

A parceria já formou mais de 200 alunos nos cursos de assistente administrativo, operador de logística e eletricista predial. Em Produção Industrial 70 alunos concluíram o curso.