Prefeitura movimentou o bairro Marajoara com entregas de cestas de alimentos, neste sábado (17/02)

Foram 280 unidades que beneficiaram famílias, muitas delas desempregadas e com filhos

Em mais um dia de acompanhamento às famílias vítimas das chuvas, a Prefeitura de Japeri entregou 280 cestas básicas no Marajoara, neste sábado (17/02). A concentração foi na Associação de moradores, em frente a Avenida Tancredo Neves. O bairro é um dos oito locais mapeados pelo Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC) para seguir com o enfrentamento aos danos causados pelas chuvas de janeiro.

Os moradores chegaram a pé, levando carrinho de mão e muita esperança de levar para casa o alimento, que para eles faz toda a diferença, num momento de desemprego, perdas materiais e dependência da ajuda de familiares.

É o caso da dona de casa Maria Aparecida da Silva, desempregada há três anos. “Fiz o curso de técnico de Enfermagem, mas até agora não consegui trabalho. Este alimento vai ajudar muito minha família”, contou.

Unidas pela maternidade, Maria dos Santos e a Filha Suzana Santos também foram juntas buscar suas cestas. Suzana não pensou duas vezes ao pedir ajuda a um vizinho e levou para casa os produtos, em um carinho de mão. “Esta é uma ajuda muito importante para nós. Dá para eu ficar mais tranquila e comprar o material escolar do meu filho”, disse.

Já a mãe, não perdeu tempo. Assim que chegou em casa, levada de carona por uma equipe da prefeitura, tratou de arrumar as compras no armário. “Minha despensa estava fraca.  Este alimento vai me ajudar, minhas filhas e meus netos. Aqui a gente consegue muito pouco serviço. Quando aparece é uma roça pra capinar. Quando chove não dá para trabalhar e o sol é de rachar”, contou.

De mãos dadas

Mais uma vez as secretarias que compõem o GMGC estavam no apoio a Secretaria Municipal de Assistência Social, que é a responsável pelo cadastro das pessoas e distribuição dos alimentos. Neste sábado, além dos que já tinham inscrição, outros puderam se cadastrar na hora e assim garantiram o alimento que foi doado pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que trouxe para a cidade duas mil cestas básicas.

De acordo com a secretaria da Pasta, Ana Paula Pereira Alves, quem ainda não se cadastrou ou não conseguiu ser atendido neste sábado, pode procurar os equipamentos do CRAS de referência de seu bairro, portando documento de identidade, CPF, comprovante de residência e número do NIS, caso tenha. “O atendimento hoje foi bem positivo. Conseguimos atender as pessoas, numa área que foi muito afetada pelas chuvas. Aqui ainda precisaremos voltar para continuar atendendo”, disse a gestora.

Na sexta-feira, (16/02) quem recebeu ajuda foram os moradores do bairro Pedra Lisa e entorno. Também estão previstas entregas de alimento na Chacrinha, Laranjal, Alecrim (Favelinha), Santa Amélia, Lagoa do Sapo, Belo Horizonte e Virgem de Fátima.

Participaram da ação a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, de Obras e Serviços Públicos, Cristiano Pingin, de Urbanismo e Habitação, Andrea Brito, de Defesa Civil, Ziel Pavani, de Agricultura, José Maurício, o secretário executivo, Wallace Paes e o subsecretário de Educação, Alex Santos. Dr. Ontiveros, pai da prefeita Fernanda Ontiveros acompanhou os trabalhos.