Calendário 2024 das Mobilizações da Saúde começa pelo bairro Marajoara

As ações descentralizadas já são uma marca na política pública de atendimento à população

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu início nesta quarta-feira, (21), ao calendário de Mobilizações da Saúde 2024. A iniciativa que leva os serviços da Atenção Básica para os bairros da cidade teve início no bairro Marajoara, em Engenheiro Pedreira e atendeu cerca de 120 pessoas durante todo o período da manhã.

A ação aconteceu em parceria com a Associação de Produtores Rurais do Marajoara (APRM), que abriu a sede da instituição para acolher os atendimentos médicos, de vacinação, teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de pesagem do Programa Bolsa Família. “A nossa associação cumpre seu papel social de contribuir para que os serviços públicos cheguem até a população. É um orgulho receber esses serviços aqui”, disse a presidente da organização social, Clenilda da Costa.

Segundo a enfermeira Vanise da Silva, a grande procura começou logo nas primeiras horas. “Famílias inteiras vieram para pesagem, vacinação e consultas. “Eles adoraram ter a saúde perto para toda a família. E, enquanto profissionais, é gratificante estarmos nesse atendimento direto à população”, relatou.

Equipe que atuou na Mobilização da Saúde, no bairro Marajoara com a presidente da APRM, Clenilda da Costa

Para a dona de casa, Heloisa Nascimento, foi muito importante ter os serviços perto, principalmente, porque ela estava com a filha e seis netos. “Tá ótimo. Precisa acontecer mais vezes. Eu, que moro aqui na rua de trás,  pude chamar minha filha e vir com todas as crianças para atualizar as vacinas, pesar e passar pelo médico”, contou a avó quando chamava o neto Alex, de  (11) anos para tomar duas vacinas que faltavam para deixar o ciclo vacinal atualizado.

As próximas ações serão nos bairros Vila Central, na quinta-feira, (22) e no Jardim Delamare, na sexta-feira, (23).

Bairro Marajoara recebe ações sociais e de saúde

O bairro Marajoara, em Engenheiro Pedreira, foi um dos locais da cidade atingidos pelas chuvas nos meses de janeiro e fevereiro. Desde então, o Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC), sob a orientação da chefe do executivo, a prefeita Dra Fernanda Ontiveros, realizou um plano de ação para minimizar os efeitos causados pelas chuvas e promover ações de prevenção diante da possibilidade de mais eventos como este na cidade.

No último sábado, (17), a localidade recebeu ações da assistência social e visitas das equipes de Defesa Civil, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de Obras e Serviços Urbanos. “As equipes estão atuando por toda a cidade, mas no bairro Marajoara as ações foram intensificadas e hoje fizemos a inserção da mobilização da saúde no local. Não vamos sair das ruas até a cidade voltar a sua normalidade”, disse a prefeita.

As equipes das secretarias que compõem o Gabinete de Crise distribuíram 280 cestas de alimentos, atualizaram cadastros e mapearam os riscos no local. A ação alcançou cerca de 900 pessoas.

A Associação de Produtores Rurais do Marajoara,  criada em 2006,  atua na promoção da agricultura familiar e alimentação saudável e realiza reuniões no primeiro sábado de cada mês, às 14h, na Rua Itália, 40 – esquina com a Avenida Tancredo Neves, em Engenheiro Pedreira.

Fotos: Carolina Freitas