Alunos de Japeri visitam a Reserva Biológica do Tinguá para comemorar o Dia do Turismo Ecológico

Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer promove atividade com alunos e professores da Escola Municipal Rio D’ouro 

Com o objetivo de promover a educação ambiental no Dia do Turismo Ecológico, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer (Semetuler), levou alunos e professores da Escola Municipal Rio D’ouro para uma visita técnica na Reserva Biológica do Tinguá, na última sexta-feira (01/03). A visita técnica contou com o guiamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

A Escola Municipal Rio D’Ouro e a equipe da Semetuler formaram o primeiro grupo a realizar o novo circuito do Reservatório Rio D’Ouro. A secretária municipal de Esportes, Turismo e Lazer (Semetuler), Valéria Carla, destacou a importância da iniciativa. “Nós temos um compromisso com a preservação do meio ambiente e estamos promovendo atividades de conscientização que são fundamentais para o aprendizado das crianças e jovens de Japeri. O nosso município faz parte da Baixada Verde, então precisamos ter esse olhar voltado ao turismo ecológico de forma consciente. Os alunos do 9° ano da Escola Municipal Rio D’ouro ficaram maravilhados com a visita!”, disse a gestora. 

A visita contou com a cooperação do Agente Temporário Ambiental, Júlio César de Souza Monteiro, e de Suyane Moraes da Silva, que é do apoio administrativo. Ambos são da Reserva Biológica do Tinguá/ICMBio. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma parte da reserva, que está localizada no município de Nova Iguaçu. 

A Diretora Municipal de Turismo, Josilene Satyro, também acompanhou a visita. “Queríamos realizar uma visita técnica em um espaço com uma carga histórica e de conhecimento, para gerar reflexão sobre a relação entre a ecologia e o turismo. Os nossos guias falaram bastante sobre a história da Baixada, a educação ambiental e a importância da preservação da natureza que está à nossa volta. O Turismo Ecológico vai muito além da visitação do espaço, mas ele nos ajuda a entender a nossa relação com a natureza e sobre a nossa responsabilidade de preservar a natureza para as próximas gerações”, apontou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*