Programa Saúde da Pessoa Idosa promove o envelhecimento saudável e a dignidade na melhor idade

Através dos dados da caderneta é realizado o plano de atendimento à essa população

O Programa Saúde da Pessoa Idosa, ação da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu nesta segunda-feira, (04/03), o primeiro encontro de 2024 com o grupo da melhor idade. A ação, que ocorreu na Academia da Saúde, no bairro São Jorge, contou com usuários já cadastrados e distribuiu ainda, 40 cadernetas aos novos participantes.

A coordenadora do programa, Rafaella Oliveira, destacou a importância de um trabalho voltado exclusivamente para essa população. “É muito importante essa adesão, eles sabem que tem uma atenção especial e um referencial de cuidado, além de usufruírem de toda a rede de saúde”, disse.

Na ação, a turma da melhor idade recebeu as orientações sobre a importância do uso da caderneta do idoso, da manutenção da atualização de cadastros para inclusão em atividades de atenção coletiva e preventiva e da adesão às vacinas, consultas e atendimentos referentes a faixa etária.

Mariângela dos Santos, que acompanhava o pai de (68), relatou a emoção de ver tantos idosos reunidos e atentos às informações. “Nossa, eles estão prestando muita atenção na orientação e nas informações passadas. Fiquei emocionada de ver como são atendidos com carinho e respeito”, contou a moradora.

A Importância da Caderneta do Idoso

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é um instrumento de atenção à ao idoso a partir dos 60 anos. Faz parte do processo de trabalho das equipes de saúde e do Programa da Pessoa Idosa, otimizando as ações de identificação de vulnerabilidades e necessidades de atuação para esse público.

Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, todas as informações compiladas pelo programa auxiliam no aperfeiçoamento do plano de cuidados da pessoa idosa. “A base de dados do programa nos orienta nas áreas em que ainda devemos atuar; nas adequações necessárias dentro das especificidades da nossa cidade e do nosso idoso, e principalmente se nossas ações devem ser de curto, médio ou longo prazo. Esse é um trabalho que está diretamente ligado ao envolvimento de todos, equipe, família e principalmente o usuário, porque o nosso objetivo é dar a ele uma melhor qualidade de vida”, finalizou a gestora.