Ciclovia do Primavera recebe 10 mil litros de água não potável

A limpeza faz parte do apoio do Governo do Estado ao município, por conta dos causados pelas chuvas.

Com o auxílio de um caminhão-pipa, a Ciclovia do canal Primavera passou por um amplo processo de limpeza nesta terça- feira (05). As atividades são fruto de uma parceria entre o governo do Estado, representado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com a Prefeitura de Japeri , através da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A limpeza com jato de água é uma das atividades de apoio do Governo do Estado para com o município, devido aos danos causados pelas fortes chuvas. O Córrego do Primavera já recebeu o serviço do Programa Limpa Rio em janeiro deste ano. Na ocasião, foi realizada a retirada de sedimentos e vegetação que atrapalhavam o curso natural das águas. As atividades também foram realizadas no córrego Tambaú, no Mucajá e no córrego da Chacrinha.

Limpa Rio Comunidade

Na Ciclovia, o Programa Limpa Rio Comunidade utilizou cerca de 10 mil litros de água para a lavagem do espaço que também foi afetado pelas enchentes, já que no Canal do Primavera transbordou. Os operários também estão realizando a limpeza manual, contribuindo para o bem estar da população que transita no local diariamente e ainda realiza prática esportiva.

A ciclovia fica entre as Ruas Maria José e a Avenida Santo Antônio, uma das principais vias da região. A pista exclusiva para bicicletas e caminhadas conta com grades de proteção, arrancadas pela força da água, iluminação, acessibilidade e sinalização para os pedestres.

Segundo a titular da pasta, do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, os serviços serão complementados nos próximos dias, contribuindo com a limpeza da cidade. “Pedimos a colaboração da população para não descartar resíduos nos córregos, o que poderá causar entupimento de redes e transbordamento nos dias chuvosos”, destacou.

Fotos: Caroline Freitas