UFRRJ oferece capacitação em operação de drones para agentes da Defesa Civil de Japeri

A medida visa aprimorar o mapeamento das áreas de risco dentro do município

No sábado, (02/03), teve início o Curso de Sustentabilidade Territorial: Fundamentos Operacionais em Geoprocessamento com Apoio de Drones, promovido pela Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O objetivo desta formação para agentes da Defesa Civil é não apenas aplicar conhecimentos técnicos, mas também desenvolver uma compreensão profunda da operação de drones, incluindo as perspectivas legais e regulatórias.

Cinco agentes da cidade foram selecionados para participar da capacitação realizada no campus da UFRRJ, em Nova Iguaçu. Durante o curso, eles serão instruídos sobre normas de segurança e regulamentos para operação de drones, com o objetivo de prevenir acidentes e promover uma operação responsável.

De acordo com o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Ziel Pavani, o principal propósito dessa iniciativa é aprimorar o mapeamento realizado pela Defesa Civil, especialmente na identificação de áreas propensas a desastres naturais, como inundações, deslizamentos de encostas e enxurradas. “Essa abordagem visa facilitar a implementação de medidas preventivas, a elaboração de planos de evacuação e a resposta a emergências”, ressaltou o secretário.

Ele disse ainda, que na segunda-feira, (04/03), no quartel dos bombeiros de Paracambi, os agentes receberam uma instrução inicial sobre como manusear os drones. O curso terá duração de três meses e será finalizado em 30 de maio. É ministrado de forma semipresencial, com aulas online às segundas, quartas e sextas-feiras, e aulas presenciais aos sábados.

Texto: Danilo Maximo