Lagoa do Sapo recebe ação conjunta de acolhimento as vítimas das chuvas

As equipes têm garantido o apoio para levantar e cadastrar todas as famílias que se encontram em situação de risco, além de auxiliar na organização de abrigos provisórios e orientar em relação aos programas sociais do governo

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil Municipal de Japeri continua com o trabalho de fiscalização de moradias. Nesta quinta-feira (07), voltou a Lagoa do Sapo e Morro do Orfanato. A visita também foi acompanhada pelas secretarias municipais de Assistência Social e Saúde.

Desde a primeira chuva no mês de janeiro, as equipes têm garantido o apoio para levantar e cadastrar todas as famílias que se encontram em situação de risco, além de auxiliar na organização de abrigos provisórios e orientar em relação aos programas sociais do governo.

Uma residência na Rua Expedicionário foi interditada após apresentar risco de desabamento. No local, mora o senhor Jorge Luiz Lima de Almeida , de 68 anos, que vive sozinho na habitação de um cômodo, em situação insalubre.

Durante vistoria, a equipe da Defesa Civil explicou ao morador a gravidade da situação e solicitou o encaminhamento para acolhimento social realizado pela Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho.

Já no Morro do Orfanato, duas residências na Rua Bonfim foram interditadas com risco de deslizamentos de terra. Uma delas chegou a ter um cômodo isolado pela gravidade. Os moradores também foram encaminhados para os programas assistenciais do governo.

Atuação

As equipes da Prefeitura realizaram os cadastros das famílias afetadas e distribuíram materiais de limpeza aos moradores. O kit é composto de um balde, vassoura, rodo, panos, desinfetante, detergente, cloro e saco de lixo. Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social , do Bairro Nova Belém, Juliana Lima, a atuação em conjunto das secretarias é de extrema importância. “A atuação em conjunto com as outras secretarias é de fundamental importância para garantir mais agilidade no atendimento às famílias em situação de risco. Muitas pessoas não têm cadastro. Daí realizamos para que todas elas sejam atendidas pelo governo” , disse a psicóloga.

Vacina

A Prefeitura de Japeri já está realizando a vacinação contra a dengue, direcionada inicialmente para a faixa-etária de 10 a 11 anos, em todas as Unidades Básicas de Saúde. A cidade está adotando medidas para ampliar o alcance do público-alvo. Com o início das aulas, o Programa Saúde na Escola está encarregado de realizar a vacinação com a autorização dos responsáveis.

Combate à dengue

Agentes de Combate às Endemias também estiveram na Lagoa do Sapo realizando a aplicação de larvicida nos recipientes de água das residências. Foram realizadas visitas nas ruas Brasil, Portugal, Vitória, Montese e Arruda Negreiros. O agente Oswaldo Luiz destacou a importância desta iniciativa e da disseminação de informações entre os moradores. “Estamos realizando este trabalho hoje para conscientizar a população sobre os perigos do acúmulo de água parada. É crucial evitar que isso aconteça, pois a dengue pode ser fatal”, explicou Oswaldo.