‘Dia Delas’ agita o Centro Cultural Luiz Eduardo Maron de Magalhães

Teve palestra, autocuidado com tratamento facial e fotos e atividade musical

Nesta terça-feira,12, a Secretaria Municipal de Cultura organizou o  “Dia Delas”, para marcar o dia de luta pela independência e direitos da mulher. O evento começou às 9h, no Centro Cultural Luís Eduardo Maron de Magalhães com palestras sobre empoderamento feminino ministrada pela coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Ruth Valentim Doro, além de ações culturais e de beleza.

O autocuidado foi marcado por tratamentos faciais, maquiagem básica e ensaios fotográficos do antes e depois. Nas atrações culturais, destacou-se a participação da cantora  Emily Lemos, que soltou a voz e levando  alegria e ritmo as participantes.

Daniela Beliago, Subsecretária de Cultura de Japeri, se emocionou com o início das atividades e destacou a importância do projeto para a autoestima do público feminino.

“Hoje está sendo um dia de luta pela independência feminina. As mulheres estão ocupando espaço, pois podemos estar onde quisermos, conquistando vitórias com bravura, inteligência e força”, pontuou Daniella.

Participação

Irenilda Rosa da Silva, 62 anos, e moradora de Japeri há meio século, é uma participante ativa da Economia Solidária, um projeto que promove uma variedade de iniciativas econômicas e sociais, incluindo o artesanato. Ela participou da palestra sobre a saúde da mulher.

“Estou achando uma experiência muito boa por ser a primeira palestra deste encontro aqui falando sobre o Dia Internacional da Mulher. Foi muito proveitoso, muito dinâmico. Achei tudo maravilhoso e gratificante”, salientou Irenilda.

Já Gleice, que é artesã, destacou a importância do evento, que segundo ela serve como fonte de informações para muitas mulheres. Todas possuem uma flor dentro delas pronta para florescer: “É bom saber que temos um apoio no município. Muitas mulheres precisam de informações sobre diversos temas, em especial saúde e violência doméstica, pois muitas têm medo de falar por conta da questão emocional”, pontuou Gleice.

Texto: Danilo Maximo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*