Prefeitura de Japeri recebe doação de 30 notebooks do Ministério Público

Os computadores serão usados para o cadastro das pessoas afetadas pelas enchentes

Na tarde desta quarta-feira, 13, a prefeita de Japeri, Dra. Fernanda de Ontiveros, esteve na Provedoria de Fundações do Ministério Público, no Centro do Rio, para receber a doação de 30 computadores portáteis.

O projeto tem parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e iniciou há dois anos, após a tragédia ocorrida em Petrópolis. O objetivo é identificar entidades públicas ou privadas no estado do Rio que precisem de apoio.

As instituições entenderam a necessidade de ajudar a recompor a infraestrutura tecnológica de Japeri depois do decreto de calamidade pública, visando promover atividades de inclusão digital que possa beneficiar os moradores atingidos pelas chuvas.

A prefeita mostrou-se grata e entusiasmada por esta ação tão importante para o município. Segundo ela, os notebooks irão contribuir com as secretarias Municipais de Proteção e Defesa Civil e a de Assistência Social e Trabalho, que utilizarão a ferramenta para intensificar o cadastramento das pessoas afetados pelas chuvas.

“A palavra hoje é gratidão. Estamos num momento de buscar ajuda tanto nas esferas federais e estaduais. Minha profunda gratidão ao Ministério Público e a Fundação Getúlio Vargas. Precisamos da união de esforços para, pelo menos, fazer com que as pessoas voltem ao estado de normalidade”, afirmou a prefeita.

O promotor titular da Provedoria de Fundações do Ministério Público, José Marinho Paulo Jr, disse esperar que Japeri supere este momento de dor da população. Pontuou que é uma honra estar presente nessas iniciativas que realmente beneficiam a população e detalhou a importância do projeto no impacto social no estado.

“Um computador é um recurso de grande relevância. Embora possa parecer simples, é muito complexo. E este acordo com a FGV nos permite chegar lá na ponta com melhorias em situações no âmbito tecnológico”, disse o promotor.

Carlos Alberto Almeida, advogado e representante da Fundação Getúlio Vargas, explicou que o programa tem como objetivo reequipar creches, laboratórios de inclusão digital, provendo computadores para escolas e secretarias municipais.

“É importante direcionar esse benefício para quem realmente precisa. Fornecendo uma estrutura digital digna e ampliando o alcance da ajuda nos momentos difíceis”, salientou Carlos.

texto: Danilo Máximo

fotos: Suzane Vasconcellos