Prefeitura começa a utilizar os notebooks doados pelo Ministério Público

Os computadores estão fornecendo apoio às Secretarias Municipais de Proteção, Defesa Civil e Assistência Social e Trabalho no cadastramento de vítimas da chuva

Nem bem chegaram ao município e os notebooks doados pela Provedoria de Fundações do Ministério Público já estão em operação. Nesta quinta-feira, 14, os técnicos da Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais (Semasciti) iniciaram a configuração dos programas necessários aos cadastros de pessoas atingidas pelas chuvas.

Os equipamentos foram entregues na tarde desta quarta-feira, 13, a Prefeita Fernanda de Ontiveros, das mãos do promotor José Marinho Paulo Jr e do advogado Carlos Alberto Almeida, representante da Fundação Getúlio Vargas, também parceira do projeto que disponibiliza as doações.

Com a chegada dos computadores portáteis, 12 secretarias disponibilizaram funcionários para contribuir na coleta de apontamentos para alimentar o sistema, garantindo a celeridade do processo de identificação das famílias e bairros mais afetados pela chuva.
Assim, será possível realizar, de forma mais aprimorada, o cadastramento dos moradores em programas sociais e benefícios, incluindo o do saque do Fundo de Garantia do por Tempo de Serviço (FGTS), por conta da calamidade pública.

Mais de 32 mil moradores já cadastrados

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Ana Paula Alves, o reforço na estrutura da SEMAST, com o recebimento dos computadores, será muito importante nesta situação de emergência que o município está enfrentando.

“Esses computadores vão fornecer mais recursos para a Assistência Social e facilitar nosso trabalho, tornando mais fácil o acesso ao cadastro unipessoal, tanto para atualização quanto para inserção de dados de novos cadastrados. Antes os dados eram coletados manualmente, levando a morosidade do processo”, explicou.

Segundo ela, desde janeiro já foram cadastradas 8.000 famílias, totalizando 32 mil munícipes. Com o uso dos computadores será possível otimizar o tempo de atendimento. Além disso, haverá controle dos dados e facilidade de comparar os números da assistência com os da Defesa Civil, que ajudará no estabelecimento das metas a serem seguidas.

texto: Danilo Maximo