Prefeitura realiza Mobilização da Saúde no bairro Delamare

O bairro Jardim Delamare, em Engenheiro Pedreira, recebeu nesta sexta-feira, 15 de março, das 9h às 12h, a Mobilização da Saúde. O programa governamental levou ações das Unidades de Atenção Básica para mais perto da população por meio de parcerias e realizou mais de 100 atendimentos.

Nesta edição, a igreja Assembleia de Deus Resgatando Almas para Cristo cedeu o espaço para que a população pudesse acessar serviços como atendimento médico e de enfermagem, vacinação, testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C; agendamentos de consultas, exame preventivo e realização de cadastro para acesso aos benefícios sociais.

Os moradores puderam contar com orientações da Vigilância em Saúde para o combate à dengue e à leptospirose; com os Conselhos da Mulher e do Idoso, reforçando a necessidade de atenção e denúncia diante das violências e os cuidados com esses públicos. Além da realização de cadastro e atualização para o acesso aos benefícios sociais, emissão de comprovante de residência, isenção para segunda via de certidão de nascimento, casamento, identidade e óbito. Houve também doação de roupas no Programa Varal Solidário.

Tamires Cristina Nunes da Silva Ribeiro, de 27 anos, ficou sabendo da ação através de um agente de saúde que atende seu bairro.
“Moro na região há dois anos. Vim trazer meu filho, de 1 ano e 9 meses, na consulta com o pediatra. Ele está sentindo um incômodo no dente e tem ficado muito irritado. Estou aguardando para ser atendida e gostei desta iniciativa que atende os moradores de forma prática”, disse a dona de casa.

Responsável de enfermagem da UBS do bairro Delamare, Alessandra Oliveira frisou a importância dessa ação para a população, onde o público tem acesso a uma gama de serviços, aproximando assim, os órgãos públicos dos moradores.
“A gente está trazendo ações de assistência para mais próximo da comunidade. Isso é muito interessante, pois diversos serviços burocráticos estão sendo realizados de forma rápida e fácil”, pontuou Alessandra.

Ana Claudia, presidente do conselho do idoso, expressou contentamento sobre a realização das palestras de conscientização sobre os órgãos que recebem as denúncias dos idosos e os ensinamentos sobre a caderneta de saúde da pessoa idosa.
“Realizar o cadastro na região, ensinar aos idosos sobre os seus direitos e acompanhá-los através de agentes comunitários de saúde é essencial para o aumento da qualidade de vida e bem-estar dessa parte tão numerosa da população.” disse Ana Claudia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*