PREFEITURA DE JAPERI INTENSIFICA AÇÕES CONTRA A DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em promover medidas contra a propagação da dengue no município

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vem intensificando as ações contra  à dengue na cidade. Das 342 notificações feitas até agora, 112  foram confirmadas com a doença.  Para evitar o avanço e combater o mosquito Aedes aegypti, 80 agentes de combate a endemias  trabalham diariamente realizando vistorias em residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para identificar focos endêmicos.  Além disso, está imunizando crianças na faixa etária de 10 a 14 anos em todas as unidades de saúde.

No mês de março já foram administradas 325 doses de vacinas contra a dengue. O calendário de vacinação está seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Quem estiver dentro do público alvo, pode procurar uma das  Unidades Básicas de Saúde,  de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. Os moradores também podem  se vacinar durante as ações do programa Mobilizações da Saúde, que acontecem nos bairros. Ao longo desta semana serão contemplados os bairros Citrópolis, Jardim Esperança, Guandu, Jardim Belo Horizonte e Alecrim.

Cuidados

De casa em casa, os agentes de endemia  realizam inspeção cuidadosa em caixas d’água, calhas e telhados, aplicam larvicidas, inseticidas e oferecem orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Como medida complementar a Prefeitura está utilizando o carro fumacê para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O veículo atua das 6h às 9h, seguindo um cronograma específico de áreas a serem cobertas. Nesta quinta-feira( 21) estará nos bairros Laranjal,   São Sebastião na sexta-feira( 22)  e no sábado( 23), no  Delamare.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o Disque Dengue, no número 21 99889-8984 para os moradores denunciarem focos de dengue e registrarem reclamações

Texto: Danilo Maximo

Fotos: Lucas Alexandre