Mobilizações da Saúde levam acolhimento e cuidado aos bairros atingidos pelas chuvas

As unidades Santa Amélia e Vila Central realizaram atendimentos em espaços cedidos por igrejas locais 

Além de um lugar sagrado, as igrejas se tornaram um lugar de cuidados com a saúde. Graças às parcerias firmadas pelas Unidades Básicas de Saúde, os atendimentos foram para mais perto da população atingida pelas chuvas. Nesta sexta-feira, (22), as unidades de Santa Amélia e Vila Central realizaram a Mobilização da Saúde em igrejas do bairro. 

Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, as parcerias são fundamentais para que os serviços estejam o mais perto possível da população. “Nesse momento pós-chuva é fundamental a presença dos serviços de saúde, principalmente para a escuta, vacinação, orientações dos agentes de saúde e agendamentos de consultas e procedimentos”, disse a gestora. 

A população atendida na ação aprovou a iniciativa que levou os serviços de vacinação, consultas de clínica médica, agendamentos de especialidades e preventivos; e ainda testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. 

Atendida pela médica Mildred da unidade Santa Amélia, a moradora Ana Maria destacou a atenção e o cuidado dos profissionais tanto na consulta como no interesse em saber das condições de familiares que estavam em casa. “Em casa estavam minha mãe e minha filha, e ela perguntou sobre a saúde de todos e ainda me alertou sobre a dengue e a leptospirose. Muito bom ver que a prefeitura se importa e veio até aqui, na esquina da minha casa”, relatou ela que realizou a verificação de pressão, glicemia, pesagem e atendimento médico.  

As Mobilizações da Saúde levam os serviços da Atenção Básica para mais perto da população diariamente. Atuando em parcerias com escolas, igrejas e estabelecimentos comerciais. Nas duas ações, a Prefeitura atendeu cerca 180 pessoas entre idosos, crianças e adultos.

Fotos: PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*