Casa da Mulher de Japeri realiza mais de 200 atendimentos no “Dia D” da Conscientização do Câncer de Colo de Útero

Iniciativa busca promover o cuidado integral à saúde feminina, visando fortalecer a conscientização e garantir um futuro mais saudável para todas as mulheres

Dando continuidade às atividades do Março Lilás, a Secretaria Municipal de Saúde de Japeri realizou nesta quarta-feira, (27), na Casa da Mulher, o “Dia D” de conscientização a prevenção do câncer do colo do útero. Foram 200 atendimentos, em uma ação cujo objetivo principal foi sensibilizar a população feminina sobre a importância da prevenção e apoio no enfrentamento da doença, marcando um período de atenção especial à saúde da mulher.

Durante o “Dia D” no Março Lilás, as mulheres estão tendo a oportunidade de realizar uma série de serviços de saúde, incluindo ultrassonografia transvaginal, consultas de planejamento familiar, colocação e retirada de DIU, consulta com nutricionista, colposcopia, cauterização simples, vacinação contra HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de receber orientações sobre cuidados com a saúde feminina.

“Temos a satisfação de realizar este projeto pensado pela Prefeita Dra. Fernanda, que, sendo médica e mulher, compreende profundamente as necessidades femininas. É importante abordar todas as questões relacionadas à saúde da mulher, especialmente a prevenção, pois isso possibilita um diagnóstico precoce e maiores chances de cura. Aqui no município, temos recursos para diagnosticar doenças desde o início”, ressaltou Tatiana Soares, Subsecretária de Atenção a Saúde.

Sônia Maria, uma dona de casa de 59 anos, participou do evento em busca de realização de exames preventivos e expressou sua satisfação em poder estar presente..

“É muito importante para nós mulheres ter acesso a cuidados e a prevenção. Quero descobrir se tenho alguma doença antes para poder me cuidar e viver muito”, ressaltou Sônia.

UBS da Lagoa do Sapo realiza ação especial para as mulheres

Em comemoração ao mês das mulheres, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Benedicta Rosa da Conceição, no bairro Lagoa do Sapo, realizou nesta manhã, (27), uma programação especial para as pacientes.

Cerca de 50 mulheres participaram da confraternização que contou com atendimento médico com ginecologista, aplicação de vacina, realização de preventivo, palestras e roda de bate-papo sobre prevenção e cuidados com a saúde. A atividade foi comandada pela médica Karina Marques, a responsável de enfermagem Tatiana Costa e a agente de saúde Debora Alexandre.

Texto: Danilo Maximo

Fotos: Brian Mauge