Moda e sustentabilidade: uma união que embeleza e ajuda o meio ambiente

A última aula do Programa Ambiente Jovem foi realizada no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê , onde os alunos confeccionarem bolsas com calça jeans

Já imaginou desfilar com uma bolsa de calça jeans? Com certeza, não! Mas uma aula diferente de moda sustentável para finalizar as aulas do Programa Ambiente Jovem ensinou os alunos a confeccionarem suas bolsas a partir da peça de roupa que todos têm em casa.

A atividade aconteceu nesta quarta- feira (27), no Núcleo de Educação Vale do Ipê e reuniu os 32 alunos que ao longo de seis meses de aprendizado aprenderam técnicas de educação ambiental. Nas mãos dos estudantes, as calças foram transformadas em bolsas rapidamente e gerou uma grande expectativa entre os jovens do projeto.

A técnica foi levada pelos professores e estilistas do Projeto Eco Moda, Almir França e Andreia Santana que ensinaram todo o processo,  do zero. Segundo França, a ideia das aulas é promover a educação ambiental e a política de reaproveitamento. ” Pelo tempo curto, estamos fazendo bolsas com as calças que estão paradas no guarda roupa dos alunos. Mas eles também vão produzir nécessaire com essas peças. É uma atividade muito interessante, porque estamos promovendo a política de reaproveitamento, o que favorece o nosso meio ambiente”, declarou.

Segundo o professor do Ambiente Jovem, Mateus de Lima Simões, as aulas foram um aprendizado muito grande. “Durante este período, foi muito bom trabalhar com os alunos que estavam dispostos a aprender, como na aula de hoje. Também foi uma troca e uma experiência muito enriquecedora”, citou.

O Programa Ambiente Jovem é realizado em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa capacita moradores da cidade de Japeri que tenham entre 16 e 24 anos,  com  aulas e oficinas e orientação  sobre a inserção no mercado de trabalho, geração de renda e empreendedorismo  sustentável.

Para a aluna Yessica Lacerda, de 22 anos, a ideia de criar uma bolsa de uma peça que seria jogada fora é surpreendente. ” Estou fazendo uma bolsa de uma calça que já não usava mais. Depois de pronta, vou usá- lá.
O curso foi muito bom, durante este período aprendi muitas coisas. Me deu uma visão mais crítica a respeito das questões ambientes e uma sensibilidade também”, disse a estudante de farmácia.
Já Kaique Ferreira, de 18 anos, decorou as bolsas. ” Tô achando muito legal a aula. É uma atividade muito  sustentável. Fiz a decoração com os retalhos que sobraram das calças e vai ficar muito bonita’, citou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*