Prefeitura de Japeri tem novas entregas de itens da ajuda humanitária

Famílias dos bairros Mucajá, Alecrim, Chacrinha e Nova Belém receberam cestas básicas, colchões e kits de higiene e limpeza

A cidade de Japeri amanheceu nesta quinta-feira, (18), com as equipes da Prefeitura nos bairros Mucajá, Alecrim, Chacrinha e Nova Belém. A ação realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), com o apoio de todas as secretarias municipais de governo, entregou cerca de 400 cestas de alimentos e 300 itens de colchões, kits de higiene e limpeza às famílias atingidas pelas fortes chuvas na cidade.

A entrega dos itens de ajuda humanitária contou com a presença da Prefeita, Dra Fernanda Ontiveros e do vice-prefeito, Carlos Januário, que realizaram a escuta de moradores. “Estamos aqui com equipes volantes da Assistência Social e da Secretaria de Governo, para realizarmos a entrega dos itens que foram adquiridos devido o estado de calamidade que nos atingiu. Estamos indo ao encontro das famílias que ainda não havíamos conseguido alcançar. Quero que a população saiba que nós vamos virar essa página, estamos juntos.  A Prefeitura está trabalhando e vamos reconduzir a nossa cidade para um momento muito mais ameno”, disse a chefe do executivo.

Ao lado da prefeita, a moradora do bairro Nova Belém, Alessandra Canedo, relatou como foi o seu momento de maior desespero diante da imagem da água retornando dos bueiros e tomando conta de sua casa. Ela que mora com a família no mesmo local há 26 anos, relatou não acreditar no que estava vivendo. “Esse foi o primeiro ano que a chuva invadiu minha casa, moro aqui há muitos e nunca tinha acontecido. Fiquei em choque, foi muita água”, relatou a moradora.

Os secretários municipais, Luciano de Oliveira e Talita Cardoso se dividiram na logística de separação e distribuição nos galpões municipais. “Eu me sinto realizado de ver que a ajuda humanitária chegou até a população, tanto no momento mais crítico, como agora. As consequências das chuvas ainda estão sendo sentidas pela população.   E, esse é o nosso papel enquanto gestores públicos e com compromisso em servir. Temos que agir e suprir a necessidade do povo”, disse o gestor.

Na entrega dos kits, a secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Thallyta Protázio, dividiu as equipes que atenderam os usuários nos quatro bairros. “Aqui em Nova Belém, com as ruas muito extensas, nos dividimos em duas equipes e estamos atendendo a partir das duas extremidades. Quando é para realizar a entrega, sinalizamos e a terceira equipe traz os itens para a família.

Com essa dinâmica, o atendimento chegou até a dona de casa, Angélica da Costa, que vive com dois filhos num terreno com outras duas casas de parentes. “A água invadiu minha casa que é a primeira. Perdi tudo, mas recebi ajuda da assistência social, dos meus vizinhos e amigos. Aos poucos vou refazendo minha vida. Às vezes me acho esquecida, mas hoje amanheci sendo lembrada. Obrigada”, desabafou.

No bairro Alecrim, a maior parte das entregas foram nas ruas Andes e Everest, onde 108 famílias foram beneficiadas. Para a técnica da Semast, Silvia Letícia, se cumpre mais uma etapa desse momento difícil, mas, de muito trabalho em prol da população. “Não demos um passo a atrás e hoje avançamos ainda mais para chegar às pessoas que foram atingidas pelas chuvas”, disse entrando na van e indo para mais uma entrega.

A ação se repete nesta sexta-feira, (19), e no sábado, (20).